No final do ano passado, começou a ser realizado em São Paulo um importante trabalho que beneficia toda a cadeia de produção de carne bovina: o Serviço de Informação da Carne – SIC. O SIC é uma organização sem fins lucrativos que atua em prol da carne bovina através de uma política de orientação e esclarecimento ao consumidor. Criado em uma reunião realizada no Fundepec (São Paulo) em setembro de 2001, este trabalho é um esforço das associações de criadores de gado de corte do Brasil e empresas de insumos do setor agropecuário (vide lista ao final do texto) que vem preencher uma enorme lacuna em termos de informações acuradas sobre a carne bovina brasileira.
A missão do SIC é “Informar ao consumidor as características, qualidades e benefícios da carne bovina”. As informações fornecidas são referentes a vários aspectos da carne, como receitas, orientações de forma de cocção de cada corte, dicas de churrasco, aspectos nutricionais, importância da carne bovina na saúde humana, entre outros.
Os principais objetivos do SIC são:
1 – Ampliar o conhecimento do público em relação à carne bovina;
2 – Divulgar informações corretas sobre carne, com embasamento científico;
3 – Orientar o consumidor na escolha de carne;
4 – Esclarecer mitos e preconceitos sobre esta proteína;
5 – Desenvolver e disponibilizar receitas de saborosos pratos com carne bovina.
Estes objetivos serão alcançados pela utilização de todos os canais possíveis de comunicação com a população, desde o contato direto até o acesso por meio da imprensa.
Atualmente estamos desenvolvendo nosso website, que será um grande portal de informações sobre carne, contando com as mais variadas informações e com atualizações freqüentes.
Além do site, produzimos mensalmente releases sobre algum aspecto específico da carne, juntamente com uma receita, para mais de 1.200 veículos de comunicação em todo o Brasil, incluindo jornais, revistas, rádios e canais de televisão, tanto de capitais quanto cidades do interior. Este trabalho está tendo excelente receptividade, haja vista que muitos artigos já foram publicados em vários veículos de comunicação. Estamos desta forma difundindo informações de boa qualidade, criando relacionamentos e divulgando mais este produto tão freqüentemente criticado.
Para o ano de 2002 já temos agendada a participação em dois congressos que abordarão vários aspectos da carne, tanto para o público em geral quanto para a classe médica. O contato com médicos e nutricionistas é uma importante atuação do SIC, pois estes profissionais dão aconselhamento a seus pacientes e são importantes formadores de opinião que precisam conhecer as informações corretas sobre carne.
Todas as informações que veiculamos são obtidas de profissionais especializados em cada área, pois uma de nossas mais importantes metas é sermos reconhecidos como uma entidade com credibilidade e qualidade de informações. Para tanto, formamos o que chamamos de um comitê técnico, formado de dois veterinários, uma nutricionista e um médico pediatra, todos profissionais renomados em seu setor e com grande envolvimento com pesquisa científica. O comitê tem a missão de preparar os artigos requisitados pelo SIC, prestar assessoria em questionamentos que eventualmente surjam, revisar material a ser veiculado, proferir palestras ou seminários em nome do SIC, participar da discussão de estratégias de ação e outros. Atualmente estamos buscando identificar um profissional especializado em gastronomia para nos dar o suporte técnico nesta área.
É importante esclarecer que na escolha do nome deste serviço, foi amplamente discutido qual termo seria o mais adequado dentre “carne bovina”, “carne vermelha” ou simplesmente “carne”. Como uma forma de resgate do verbete carne, que segundo o Dicionário Aurélio significa a carne dos mamíferos e, às vezes, das aves, encarada como alimento, decidimos que quando se fala em “carne” se implica “carne bovina” e portanto o SIC passou a ser simplesmente “Serviço de Informação da Carne” e não “Serviço de Informação da Carne Bovina”. Além disto, todos sabemos que quando se lê o cardápio de um bom restaurante, os pratos estão separados entre “carnes”, “aves” e “peixes”. Muito se faz uso da terminologia “carne” como forma de promoção de outros produtos, como por exemplo a chamada “carne de soja”, que na verdade não é carne pois não tem em sua composição tecido muscular animal. O mesmo comentário vale para o chamado “leite de soja”.
O modelo de trabalho do SIC está sendo elaborado através da observação da atuação do C.I.V. (Centre d´Information des Viandes), que é o serviço de informação de carnes francês. O CIV foi criado em 1987 por iniciativa de pessoas da cadeia da carne francesa auxiliadas pelo poder público e difunde informação de carne bovina, vitelo, ovina e miúdos. É um ponto de troca e veiculação de informações que se baseia em conselhos científico, de consumidores e ético. Consumidores, médicos, professores, responsáveis por restaurantes e jornalistas são os interlocutores e destinatários das várias ações do C.I.V., que incluem a edição de documentos, organização de conferências, participação em eventos, site na Internet, assessoria de imprensa e coleção de imagens e vídeos. Maiores informações sobre o C.I.V. podem ser obtidas em http://www.centre-info-viande.asso.fr.
Porém, não é somente a França nos dá bons exemplos de um trabalho organizado para centralizar e veicular informações sobre carne. Encontramos ainda outros benchmarkings estrangeiros, que podem ser vistos nas seguintes home-pages:
Austrália: www.redmeat-feelgood.com.au
Inglaterra: www.meatmatters.com
Nova Zelândia: www.meatnz.co.nz
Canadá: www.beefinfo.org
A existência deste trabalho em tantos países só vem a reforçar a necessidade premente de criação deste serviço no Brasil, país no qual a agropecuária tem tamanha importância. A maioria deles obtém seus recursos através de uma taxa recolhida compulsoriamente a cada animal abatido, o que seria excelente para o Brasil também, se acaso o mercado vier reconhecer nosso trabalho como de vital importância para a cadeia da carne nacional.
O SIC tem trabalhado intensivamente desde a sua criação, e várias ações já foram realizadas, entre elas:
– Formação do comitê técnico
– Coleta e análise de material publicado sobre a carne bovina em jornais, revistas e internet.
– Organização de material técnico sobre carne bovina, constituindo uma biblioteca de consulta rápida para a população.
– Formação de acervo com material técnico-científico sobre carne bovina pelo contato com pesquisadores, centrais de pesquisa e serviços de atendimento ao consumidor.
– Publicação quinzenal de informativo eletrônico com relatório de atividades para os colaboradores e outras pessoas interessadas no desenvolvimento do SIC.
– Assessoria de imprensa, com envio periódico de sugestões de pauta a diversas redações do País.
– Preparação de ata e estatuto social, a fim de registrar o SIC como “associação sem fins lucrativos” com posterior aplicação junto ao Ministério Público para classificar-se como ONG (Organização Não-Governamental).
O Serviço de Informação da Carne está na fase inicial de implantação e está se preparando para um lançamento oficial em meados de abril de 2002. Já estamos trabalhando fornecendo informações sobre carne.
Atualmente o SIC conta com o apoio de várias entidades de nosso setor agropecuário, porém precisamos ampliar esta participação contando com mais entidades e empresas. É fundamental a participação de todos para que o SIC possa oferecer informações em quantidade e qualidade para um mercado tão necessitado de promoção e qualificação do consumo, e para que possamos atender ao consumidor em todas as suas necessidades e expectativas. As seguintes entidades já são nossas colaboradoras: ABMR, FUNDEPEC, ASSOC. BRAS. DE ANGUS, ASSOC. BRAS. DE BRANGUS, ASSOC. BRAS. DE CRIAD. DE BRAHMAN, ASSOC. BRAS. DE CRIAD. DE CARACU, ASSOC. BRAS. DE CRIAD. DE HEREFORD & BRAFORD, ASSOC. BRAS. DE CRIAD. DE LIMOUSIN, ASSOC. BRAS. DE CRIAD. DE RAÇA SIMENTAL E SIMBRASIL, ASSOC. BRAS. DOS CRIADORES, ASSOC. BRAS. DOS CRIAD. DE ZEBU, ASSOC. DOS CRIAD. DE NELORE DO BRASIL, REVISTA NELORE, TORTUGA CIA. ZOOTÉCNICA AGRÁRIA, ACRISSUL, NÚCLEO DE PRODUTORES DE NOVILHO PRECOCE MG.
Se você participa do setor pecuário, e acha importante essa atividade, estamos ao seu inteiro dispor para qualquer informação sobre o SIC.
O endereço de contato do SIC é:
SIC – Serviço de Informação da Carne
Av. Francisco Matarazzo, 455
Prédio 29 – Parque da Água Branca
05001-900 – São Paulo – S.P.
Tel (11) 3872 2337
Fax (11) 3872 1297
E-mail: sic@sic.org.br