Acordo negociado na quinta-feira (17), na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do RS (SAA), integrará o trabalho de setores produtivos e representativos envolvidos na inspeção de frigoríficos e abatedouros gaúchos.
“Queremos desenvolver o controle de estoque de bovinos com o fortalecimento tanto da fiscalização tributária quanto da sanitária”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento dos Sistemas Agroindustriais da SAA, Hermes Ribeiro.
A coordenaria de controle será composta por representantes das secretarias da Agricultura, Fazenda e Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de organizações representativas de produtores e indústrias de carnes e derivados.
“A Secretaria da Agricultura tem dificuldades, mas em nossa estrutura há bases para garantir a eficácia do trabalho do grupo”, anunciou a diretora do Departamento de Produção Animal (DPA), Ildara Vargas.
O DPA levantou, nos últimos seis meses, o diagnóstico da situação da sanidade animal no Estado. Problemas de pessoal, controle da entrada de carne no Brasil e a informatização de cadastros de frigoríficos são desafios a serem enfrentados juntamente com municípios. O trabalho do grupo envolverá outros setores do governo, como o da segurança.
Uma nova reunião, em 24 de julho, definirá a organização da coordenadoria e um plano de ações a ser seguido pelo grupo. Formado o modelo, a equipe deve encaminhá-lo ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint