A National Beef Association (NBA) pediu “mudanças urgentes” nas atuais políticas agrícolas do Reino Unido, ou então o setor de carne bovina será empurrado para um “declínio catastrófico”.
A organização enviou uma mensagem ao primeiro-ministro, alertando que uma política agrícola ‘mal orientada’ vai levar o setor a uma ‘crise’.
Embora a carta reconheça o compromisso de Rishi Sunak com a agricultura, ela destaca uma “falta de comunicação e coordenação” na implementação da política e “nenhum plano futuro para a manutenção e melhoria da segurança alimentar do Reino Unido”.
Como um país do G7, o Reino Unido como um todo consegue produzir apenas 60% de sua própria comida. No entanto, a NBA diz que essa tendência está diminuindo e a ação do governo é necessária para evitar um “futuro grande desastre nesta área vital”.
A NBA sugere que as questões de segurança alimentar estão sendo ofuscadas pelo Comitê de Mudanças Climáticas.
“Planos mal pensados”, incluindo reduções nos rebanhos de bovinos de corte em aleitamento na Escócia e no País de Gales, “deixarão um buraco” nas exigências da Inglaterra, que provavelmente serão atendidas pelo aumento das importações de países com padrões ambientais e de bem-estar inferiores aos do Reino Unido. .
A carta aponta que esse resultado simplesmente exportaria as responsabilidades de carbono do Reino Unido, quando uma “maneira muito mais simples e extremamente eficaz de reduzir nossa pegada de carbono e manter a segurança alimentar seria apoiar e desenvolver a capacidade de produção no Reino Unido como um todo “.
Com políticas de carbono separadas e diferentes para o País de Gales, Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia, o Reino Unido está “falhando em capitalizar os pontos fortes únicos dessas regiões”.
Definir protocolos climáticos para cada país separadamente, em vez de como um todo, “provavelmente levará a um aumento na produção geral de carbono, a uma redução dramática do nível de eficiência e segurança alimentar do Reino Unido e à destruição de comunidades rurais e seu modo de vida”.
Na carta, a NBA insta Sunak a reconhecer que os órgãos nomeados pelo governo estão “faltando com ele, com a indústria agrícola e com o país”.
“A Covid e a guerra na Ucrânia deixaram claro que devemos confiar mais em nossos próprios recursos, não menos”, diz a carta.
“Um equilíbrio coordenado entre os objetivos da mudança climática e a segurança alimentar deve ser alcançado para permitir que o Reino Unido avance com a agricultura e o meio ambiente de mãos dadas, assim como tem feito há séculos”.
Embora a carta da NBA ao primeiro-ministro seja escrita principalmente em nome dos produtores de carne bovina, ela também se refere a outros setores da agricultura.
A agricultura do Reino Unido pode e deve melhorar, diz a carta, mas é imperativo que o Reino Unido continue a se adaptar para produzir alimentos em conjunto com o meio ambiente.
A carta da NBA diz: “A indústria da carne bovina pode desempenhar um papel vital tanto na produção de alimentos quanto no sequestro de carbono, ajudando a alcançar níveis mais altos de autossuficiência e segurança alimentar, ao mesmo tempo em que garante que nossa produção de carbono seja ambientalmente correta.
“As consequências para o país se o governo errar no equilíbrio serão catastróficas. O fracasso da indústria agrícola do Reino Unido não é uma opção.”
Fonte: FarmingUK, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.