A visita de dois dias de uma missão da embaixada dos Estados Unidos a Goiás terminou ontem em meio a indisfarçadas esperanças de empresários e governo na concretização de bons negócios a médio e longo prazo.
A visita da missão norte-americana deixou satisfeito o presidente da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), Macel Caixeta, para quem a vinda a Goiás pode representar o início de um processo de fortalecimento do intercâmbio comercial entre o Estado e os EUA. “De nossa parte, temos muito a oferecer, não só no que diz respeito ao álcool, mas também em relação ao segmento de carnes”, disse o dirigente, lembrando que o principal obstáculo nesse campo, que são as barreiras sanitárias e tarifárias, deve ser superado ou pelo menos reduzido com o avanço das negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Caixeta disse que, da parte dos norte-americanos, ficou explícito o interesse de exportar máquinas e equipamentos para silos e insumos agrícolas em geral. “Se a legislação permitir e os preços forem competitivos, não temos nada contra, pois sabemos que uma intensa relação comercial pressupõe uma via de mão-dupla”, argumentou.
Essa também é a postura do secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, que vê nas exportações para os Estados Unidos não só o aspecto da conquista daquele mercado, mas um marketing do produto goiano para todo o mundo. Ele ressaltou que, como Goiás possui matérias-primas em abundância, como soja e milho, o desenvolvimento do Estado será alavancado por iniciativas como essa.
O agronegócio e a agropecuária têm registrado um desenvolvimento significativo, com participação em 67% do Produto Interno Bruto goiano e 70% das exportações, que em 2002 fecharam em US$ 600 milhões. Na última safra, a produção estadual foi de 9,4 milhões de toneladas de grãos. A estimativa para 2002/2003 é de que sejam produzidas 10,3 milhões de toneladas. A meta até o final de 2006 é que este número chegue a 15 milhões.
Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima) e Diário da Manhã/GO, adaptado por Equipe BeefPoint