Governo do Paraguai promoverá a criação do Instituto de Carnes em 2020
11 de outubro de 2019
Indonésia e Japão, próximas fronteiras para a carne
11 de outubro de 2019

Setor de carne vermelha australiano mostra crescimento constante

O setor de carnes vermelhas da Austrália registrou um crescimento modesto no ano passado, revelou um novo relatório.

De acordo com o Relatório Estadual da Indústria de Carne Vermelha e Pecuária da Austrália 2019, lançado pelo Conselho Consultivo de Carne Vermelha (RMAC), o faturamento da indústria de carne vermelha e pecuária no país foi de US $ 65,7 bilhões em 2017-18, um aumento de 1% em relação a 2016- 17 e um aumento de 38% desde 2012-13.

O relatório, compilado pela Meat & Livestock Australia (MLA) em nome da indústria de carnes vermelhas, fornece uma visão geral da indústria de carnes vermelhas e animais da Austrália, incluindo informações sobre produção, consumo, exportações e o significado econômico da indústria.

O diretor-gerente da MLA, Jason Strong, disse que o relatório destaca que, embora a Austrália seja um produtor relativamente pequeno de carne vermelha, desempenha um grande papel nos mercados globais de exportação.

“A diversificação contínua de destinos de exportação permitiu à Austrália maximizar retornos e ajudar a mitigar a exposição a riscos de mercado e comércio”, disse ele. “A Austrália exportou 65% da carne bovina, 73% da carne ovina e 90% da produção de carne caprina em 2018, avaliada em mais de US $ 13,5 bilhões. Isso faz da Austrália o maior exportador mundial de carne vermelha em valor.

“A Austrália também é um participante importante no comércio de exportação de gado, exportando 1,1 milhão de bovinos e 1,2 milhão de ovinos, no valor combinado de US $ 1,5 bilhão em 2018.

“As exportações de carne vermelha e gado totalizaram aproximadamente US $ 15 bilhões em 2017-18, uma queda de 13% em relação ao ano anterior, mas aproximadamente 59% acima dos níveis de 2012-13.

O relatório também destacou o impacto da seca que afeta a Austrália. Ele disse que um dos piores períodos de seca já registrados impactou severamente a capacidade de muitos produtores de criar gado, levando a um amplo abate de animais.

Além da seca, as inundações no extremo norte de Queensland em fevereiro de 2019 causaram grandes perdas de estoque e danos à infraestrutura de produção e alertaram que o impacto de ambos os eventos continuará sendo sentido por vários anos, à medida que os produtores tentarem reconstruir seus rebanhos.

A executiva-chefe da RMAC, Anna Campbell, disse que o relatório é uma ferramenta importante para destacar as principais áreas de conflito para a indústria e os formuladores de políticas, incluindo o acesso ao mercado da União Europeia, o aumento de proteínas alternativas e o impacto de desastres naturais.

“Melhorar o acesso ao comércio em mercados emergentes e atualmente restritos é fundamental para a competitividade e prosperidade contínuas da indústria de carne vermelha e pecuária australiana”, disse Campbell.

“A indústria está operando em um ambiente em que o consumo total mundial de carne continua aumentando. Nas últimas duas décadas, o consumo global total aumentou 64% a uma taxa média de 2% ao ano para carne ovina e 1% para carne bovina.

“No mercado interno, a Austrália é um dos maiores consumidores per capita do mundo de carne bovina e ovina. Em 2018, consumimos três e cinco vezes as médias globais de consumo de carne bovina e ovina, respectivamente. ”

Campbell disse que o relatório mostra que, apesar das desafiantes condições sazonais enfrentadas pela indústria, o número de empresas de carne vermelha e pecuária permaneceu relativamente estável em 80.300.

“O número de negócios na indústria de carnes vermelhas e pecuária permaneceu relativamente constante nos últimos anos, com um crescimento de 4,6% entre 2012-13 e 2017-18”, disse Campbell. “O aumento relativamente pequeno no número de empresas contrasta com aumentos maiores no faturamento de 31% e no valor da indústria de 67%”.

Fonte: GlobalMeateNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.