“Um dos melhores anos da década”. Assim o diretor-proprietário da Leilomaster, de Goiânia, João Alves Barros, resumiu o desempenho do setor de leilões de animais em 2003 em Goiás, seguindo a tendência nacional. Ele acredita que esse quadro está diretamente relacionado aos resultados positivos do agronegócio. A pecuária de corte, particularmente, alcançou melhor nível de capitalização, disse.
Ele ressaltou que foi registrada boa valorização dos animais, o que se reflete no melhor preço médio obtido nos remates. Na pecuária de leite, os números mostram-se menos atrativos, reflexo do momento ruim da atividade, que levou a várias liquidações de plantéis.
Barros entende que a tendência é de desempenho ainda melhor nos leilões de animais em 2004, devido ao incremento nas exportações. Ele lembrou que a pecuária nacional está sendo favorecida pela condição do País de maior exportador de carnes do mundo.
Outra conseqüência é o estímulo dos criadores para investir na seleção dos rebanhos, o que se reflete na melhora da qualidade do gado ofertado.
A Leilomaster realizou 40 leilões em 2003 no Estado, incluindo bovinos e eqüinos, com faturamento em torno de R$ 10 milhões. Para Barros, é um resultado bom. Ele aposta em novo crescimento dos números para o próximo ano.
Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe BeefPoint