Custo de Recuperação e Reforma de pastagens degradadas
4 de abril de 2003
Missão brasileira discute acordo com Rússia e Arábia Saudita
8 de abril de 2003

Setor de material genético deve crescer até 25% este ano

O setor de material genético registrou alta nas vendas de doses de sêmen de zebuínos em 2002. A maioria das raças teve crescimento superior a 30%. Em índices percentuais, o Gir mocho alcançou a maior alta. O salto foi de 232% em relação a 2001. Já em números quantitativos, a raça Nelore lidera a lista com a marca de 1.758.958 doses comercializadas, segundo relatório da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), divulgado na semana passada.

O boom vivido pelo setor no ano passado deve continuar em 2003. “Se a guerra no Iraque não for longa ,não houver nenhum problema sanitário no Brasil e o dólar continuar valorizado o setor deverá crescer de 15 a 25% este ano, principalmente devido à abertura do mercado chinês e do possível boicote do governo da Rússia às importações de carne da União Européia , ampliando ainda mais nossa participação no mercado internacional”, Gerson Simão, gerente executivo do Brazilian Cattle Genetics, formado por dez empresas do segmento de sêmen, embriões, animais vivos e prestadores de serviços.

O grupo vai investir no mercado internacional para ampliar a comercialização de material genético brasileiro. A meta é atingir 300 mil doses de sêmen e 20 mil embriões por ano além de 350 mil animais a partir de 2006.

Em julho, ele viaja para Colômbia, China e Equador. Esses países são considerados mercados-alvo para os exportadores brasileiros. São localidades onde os animais zebuínos, gado ideal para regiões de clima tropical, adaptam-se melhor e têm bom rendimento. O sangue do zebu, espécie originária da Índia, está presente em 80% do rebanho brasileiro. O objetivo do Brazilian Cattle Genetics é espalhar essa genética para países onde a pecuária está em crescimento.

Em maio, o projeto será apresentada na ExpoZebu 2003, considerada a maior feira de gado zebu do mundo, prevista para acontecer de 1o a 12. Embaixadores de diversas nações estarão no evento, organizado pela Associação Brasileira dos criadores de Zebu. No ano passado, a ExpoZebu recebeu 245 visitantes estrangeiros e movimentou R$ 6 milhões só com a comercialização nas centrais de inseminação. No geral, foram R$ 60 milhões.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Os comentários estão encerrados.