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Setor estima elevação de até 15% das exportações em 2003

A perspectiva de conquista de novos mercados para a carne bovina brasileira faz com que o setor estime aumento entre 10% e 15% das exportações neste ano, chegando a US$ 1,26 bilhão. “Existem mercados que estão se abrindo agora e que vão gerar negócios para o País a partir do próximo ano”, disse o presidente do fórum nacional permanente de pecuária de corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. As possibilidades, segundo ele, levam em conta o resultado recorde de US$ 1,1 bilhão projetados para o ano de 2002.

As exportações brasileiras de carne bovina devem crescer 25% em volume este ano, somando um milhão de toneladas no período, segundo projeções da Associação Brasileira das Industrias Exportadoras de Carne (Abiec). Nogueira informa que o aumento previsto será sustentando pelo crescimento das vendas para a Rússia, que impôs restrições aos produtos oriundos da União Européia; para o Chile, que impôs restrições às exportações do Japão; e para a China, que assinou recentemente acordo com o Brasil.

“O Brasil exporta carne bovina para mais de 80 países. Uma das idéias é ofertar novos produtos para mercados tradicionalmente abastecidos pelo Brasil. Uma grande possibilidade de crescimento é no mercado russo”, afirma o diretor executivo da Abiec, Ênio Marques.

Além disso, há perspectivas de aumento da cota Hilton de cinco mil toneladas para 15 mil toneladas ao longo de 2003. “Estamos pleiteando o aumento de 20 mil toneladas da cota. A expectativa é de que pelo menos metade desse volume seja concedido ao Brasil”, disse.

Os exportadores brasileiros também estão negociando o credenciamento para vender carne in natura para os Estados Unidos. Neste caso, a cota anual é de 20 mil toneladas.

No mercado interno os esforços serão para elevar o consumo per capita, estagnado há dois anos em 39 quilos por pessoa ao ano. “Vamos iniciar uma campanha que vai ressaltar as qualidades e benefícios da proteína animal”, disse Nogueira.

O objetivo da campanha é que em 2003 o consumo no Brasil cresça pelo menos 1 quilo, para 40 quilos por pessoa/ano. O abate de animais deve crescer 2,8% de 34,5 milhões de cabeças em 2002, para 35,5 milhões em 2003. Já a produção de carne saltará de 7,8 mil toneladas este ano, para oito milhões de toneladas em 2003, crescendo 2,5% no ano.

Além do crescimento do controle de sanidade, também será continuado o Programa de Promoção da Carne Bovina no Exterior (Brazilian Beef), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações (Apex). “A previsão é de que ao longo de 2003 sejam aplicados R$ 10 milhões no marketing da carne brasileira no mercado externo, o dobro do volume investido em 2002”, afirmou Nogueira.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

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