As alterações no trânsito animal para atender às exigências da União Européia (UE) revoltou congressistas, que acusam o governo de privilegiar os frigoríficos na disputa interna da cadeia produtiva da carne bovina. "O ministério está fazendo o jogo dos frigoríficos. É uma postura cínica, hipócrita, que coloca o Sisbov como facultativo, mas que, no fundo, é obrigatório", atacou o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).
As alterações no trânsito animal para atender às exigências da União Européia (UE) revoltou congressistas, que acusam o governo de privilegiar os frigoríficos na disputa interna da cadeia produtiva da carne bovina. “O ministério está fazendo o jogo dos frigoríficos. É uma postura cínica, hipócrita, que coloca o Sisbov como facultativo, mas que, no fundo, é obrigatório”, atacou o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Segundo ele, a Comissão da Agricultura convocará o ministro Reinhold Stephanes a comparecer a uma audiência pública no dia 13 de dezembro para esclarecer as modificações. Caiado quer transformar as regras do Sisbov, atualmente previstas em portaria, em lei modificável somente com aprovação do Congresso informou reportagem do jornal Valor Econômico.
Parte do setor privado considera “redundantes” as medidas anunciadas pelo Mapa. “O Sisbov é uma maluquice, o brinco é ridículo, mas se o Brasil ofereceu as regras, tem que cumprir. O que será feito agora era para ter saído do papel há três anos”, disse Pedro de Camargo Neto, presidente da associação dos exportadores de suínos (Abipecs).
0 Comments
Lotes inteiros estao sendo desclassificados nos frigorificos por funcionarios federais quando um animal em um lote de, digamos, 396 animais, está irregular. Prejuízo: Apenas cerca de R$ 20.000,00. E de janeiro em diante a coisa vai ficar muito pior. É chegado o momento da confrontação, de alguém liderar a classe num boicote total às diretrizes deste Sisbov inviável, burocrático e tolo.
Faço minhas as palavras do Pedro Camargo Neto: “O Sisbov é uma maluquice, o brinco é ridículo”, mas a minha proposta é que o Deputado Ronaldo Caiado proponha a CPI do Sisbov. Vamos investigar direito os interesses que levaram a esta aberração, em que se deu à UE, gratuitamente, sem negociação, os instrumentos que agora ela vai utilizar para nos deixar de joelhos.
Pela nova circular 898/2007/CGPE/DIPOA de 19/11/07 as exigencias estão aumentando ainda mais, ou seja, tal circular exige que os brincos dos animais sejam conferidos antes do desembarque nos currais dos frigoríficos e se for constatada alguma não conformidade o lote deverá ser desclassificado por inteiro.
Podemos imaginar o grau de dificuldade que está circular irá provocar.
Também sou da opinião que as entidades representativas da classe devem adotar uma posição firme contra estas exigências absurdas que estão tentando obrigar os produtores a seguir.
Uma pergunta, e como fica o comércio de animais para recria e engorda? e os leilões? O que é mais importante , a nossa liberdade e comercialização ou estas regras absurdas que irão engessar nossa atividade?
Geraldo Perri Morais-vice presidente da ABRAPEC
Vamos todos ficar bem atentos. Assim que souber da data, postarei aqui.
————————————————–
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO DESENV. RURAL
53ª Legislatura – 1ª Sessão Legislativa Ordinária
PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 13/11/2007 às 10h
28 – REQ 192/2007 CAPADR – do Sr. Ronaldo Caiado e outros – que “requer seja realizada reunião de audiência pública, para que sejam discutidos os processos de certificação de animais e propriedades, ação dos fiscais do MAPA junto aos frigoríficos, Sisbov e novo Sisbov, e a Portaria sobre classificação dos animais abatidos”.
RESULTADO:
Aprovado
REQ-192/2007 CAPADR: co-autores
Paulo Piau – PMDB/MG
Luis Carlos Heinze – PP/RS
Marcos Montes – DEM/MG
Luiz Carlos Setim – DEM/PR
Dilceu Sperafico – PP/PR
Eduardo Sciarra – DEM/PR
Claudio Diaz – PSDB/RS
Anselmo de Jesus – PT/RO
Adão Pretto – PT/RS
Assis do Couto – PT/PR
Moacir Micheletto – PMDB/PR
Wandenkolk Gonçalves – PSDB/PA
Beto Faro – PT/PA
O Congresso Nacional felizmente está atento: foi aprovado requerimento do Deputado Ronaldo Caiado e outros – que “requer seja realizada reunião de audiência pública, para que sejam discutidos os processos de certificação de animais e propriedades, ação dos fiscais do MAPA junto aos frigoríficos, Sisbov e novo Sisbov, e a Portaria sobre classificação dos animais abatidos”.
Vamos ficar de olho…
A audiência pública será em 13 de dezembro.