Além do lançamento do seu primeiro livro, com 26 receitas tendo a carne bovina como principal ingrediente, o SIC também deu início à campanha institucional "Carne, Você Gosta, Você Pode, Você Precisa", que pelas palavras do presidente da entidade, Carlos Viacava, sintetiza bem a mensagem que o SIC quer passar à população.
O Serviço de Informação da Carne (SIC), comemora os resultados de 2006, um ano de avanços e conquistas. Cenário que não irá mudar no próximo ano, já que a instituição prepara ações especiais para 2007.
Além do lançamento do seu primeiro livro, com 26 receitas tendo a carne bovina como principal ingrediente, o SIC também deu início à campanha institucional “Carne, Você Gosta, Você Pode, Você Precisa”, que pelas palavras do presidente da entidade, Carlos Viacava, sintetiza bem a mensagem que o SIC quer passar à população. “A carne bovina é saborosa, os preços são acessíveis – até porque há dezenas de tipos de cortes, tanto de traseiro quando de dianteiro – e se trata de um alimento essencial, com alto valor nutricional”, explica Viacava.
O ponta-pé inicial da nova campanha deu-se na Expozebu, a maior exposição de animais zebuínos do mundo, em Uberaba/MG e seguiu em diversos eventos do país que recebeu a presença do SIC: Agrishow, maior feira de agropecuária do país; Feicorte, maior evento indoor de pecuária de corte na América Latina; Expoinel, maior feira de gado nelore do mundo; e mais 12 eventos em diversas localidades do Brasil.
Receitas e informações
Com cinco anos de trabalhos comemorados em 2006, o SIC planeja uma série de atividades para que em 2007 continue levando informações com embasamento técnico sobre a carne bovina à população, valorizando o trabalho dos pecuaristas, frigoríficos, empresas de insumos e de varejo, e informando as qualidades nutricionais da carne. No próximo ano, o SIC promete retomar a realização de cursos de cortes de carne, que se tornaram tradicionais em feiras de alimentação, comenta Fabiana Aviles, vice-presidente executiva da entidade.
Outro objetivo da instituição é realizar eventos e palestras para os profissionais da saúde, com o intuito de, cada vez mais, disseminar a importância da carne para especialistas da área. “A intenção com as palestras direcionadas a profissionais da saúde é divulgar a importância do consumo da carne entre esses importantes formadores de opinião e, dessa forma, fomentar o consumo”, salienta Fabiana.
Para os amantes da carne, a entidade também continua disponibilizando em seu site (www.sic.org.br) receitas para as datas comemorativas, sugestões de manuseio e preparo da carne e dicas importantes na hora da compra, além de curiosidades do universo da carne bovina. Tudo para deixar seu prato cada vez mais gostoso.
As informações são do SIC.
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Gostei muito do artigo e gostaria que as atitudes em relação a carne bovina chegasse até a grande mídia. Continuem com este trabalho que é de suma importância para nós pecuaristas. Como sugestão criem uma forma de fazermos doações vinculadas como na Nova Zelândia, vinculando cada venda à um percentual para que seja investido em marketing.
Acredito que seria extremamente louvável tal publicação, desde que tivesse como alvo, não os grandes consumidores e sim os que pouco consomem carne bovina. Seja por terem medo (infundado) do colesterol ou outro motivo qualquer.
Talvez uma campanha mostrando na grande mídia os benefícios e prazeres de uma boa carne, sem demonstrar arrogância, desmitificando a péssima imagem que o pecuarista e o fazendeiro em geral têm perante o grande público.
Não faz muito tempo que se começou a falar sobre a divulgação da carne no mercado interno (incluindo a hipótese de mais uma contribuição financeira nossa para tal). A única propaganda que vi, uma única vez foi na revista DBO Rural, onde aparecia o Xuxa (já abandonando a carreira de nadador)!!!
Ora, parece que se quer vender carne para pecuarista; e este livro, também será para nós mesmos; quem sabe para açougueiros… será que falta criatividade?! Ou há outros motivos??
Há cerca de sete anos atrás soube durante um evento na Esalq, Piracicaba, que os produtores de ovos pretendiam fazer o mesmo, divulgar que o ovo não é tão vilão em relação ao colesterol, livros de receitas etc, etc, tentar aumentar o consumo de ovos no país.
Neste caso, vi apenas uma inserção em um capítulo de uma novela da época (Globo), onde as personagens na cozinha, faziam algo usando ovos e falando de seus benefícios. Uma única vez e nada mais, pelo menos para mim!!!
Desculpem estas colocações; a intenção é que reflitam.
Atenciosamente
Carlos Alberto Lazzarini – Eng. Mecânico e Agropecuarista
Ribeirão Preto – SP