O Rio Grande do Sul não está conseguindo manter o abate de bovinos nos mesmos patamares do ano passado. Segundo estudo do Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do RS (Sicadergs), o acumulado de janeiro a outubro ficou em 631.929 cabeças de gado, 43.827 animais a menos que os 675.756 registrados nos primeiros dez meses de 2001. A queda percentual no período é de 6,4%.
Atualmente, o Estado tem capacidade para abater 3,5 milhões de cabeças/ano. No ano passado, no entanto, os frigoríficos gaúchos somaram apenas 1,1 milhão de bovinos abatidos. O presidente do Sicadergs, Mauro Lopes, espera que a derrubada das restrições sanitárias para a venda de carne bovina com osso para outros estados, ainda no final deste mês, possa refletir no desempenho de 2002, afetado também pela queda das exportações.
A redução preocupa o dirigente, principalmente pela necessidade que as empresas gaúchas têm de manter suas escalas e também pelo abate clandestino que, apesar da fiscalização, continua ocorrendo. Os números do levantamento feito pelo Sicadergs são relacionados somente às indústrias associadas à entidade.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint