Vem crescendo bastante o interesse pela conservação de forragens para alimentação de animais no período crítico do ano. Dentre as alternativas possíveis, a silagem de capim merece destaque pelo alto potencial de produção em áreas relativamente pequenas.
De todos os cuidados na ensilagem a compactação é sem dúvida a chave para o sucesso do processo, pois é a responsável pela retirada do ar da massa ensilada, condição indispensável para a fermentação adequada. Neste sentido, é de fundamental importância a redução drástica do tamanho das partículas do capim.
Silagem com fibras longas é papo de vendedor de máquina ruim! Isso simplesmente não funciona.
Certamente o grande entrave para a ensilagem de capim tropical em larga escala é a falta de máquinas que realmente façam esse trabalho com rendimento adequado e preço competitivo.
Com capim elefante plantado em linha e com máquinas desenvolvidas para ensilar milho ou sorgo temos conseguido excelentes silagens como as demonstradas no dia de campo da fotografia abaixo, mas ainda esperamos que “máquinas de área total” melhores surjam no mercado para tanzânia e mombaça que podem ser plantados muito mais facilmente através de sementes.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br