Argentina vende mais cota Hilton
22 de abril de 2003
EUA admitem abertura para carne
24 de abril de 2003

Silagem de grão úmido com ensiladeiras

Com o atual aumento no custo de alimentos concentrados tornou-se mais importante ainda a produção, estocagem e uso de milho próprio na fazenda. Sabemos que apesar das várias alternativas de subprodutos existentes, o milho ainda aparece como o esteio central das dietas em geral.

É comum encontrarmos fazendas confinando 300 bois por ano ou produzindo 1.000 litros de leite/dia utilizando 1.000 sacas de milho por ano. Este milho pode ser produzido em qualquer pedacinho da fazenda e muitas vezes o problema acaba sendo a forma de estocagem. Mantendo este milho na fazenda, nos dias atuais poderemos ter uma economia na ordem de 100% em relação ao milho comprado no mercado. Sistemas de produção de leite ou carne que dependem de algum uso de concentrado poderão ter sua viabilidade comprometida caso medidas não sejam tomadas para viabilizar a fazenda como um todo, mesmo que o lucro venha de outras fontes, indo para o mesmo bolso.

A silagem de grão úmido de milho pode ser uma boa alternativa de estocagem também para pecuaristas, sem precisar de maiores mudanças em termos de maquinários, silos, etc. Temos o benefício de poder utilizar ensiladeiras de milho já existentes em muitas fazendas para apenas “quebrar” o milho permitindo a compactação e conservação do mesmo no silo, diferentemente do necessário para suínos e aves que precisam do grão bem moído.

Com o uso de tal tecnologia eliminamos problemas como falta de espaço, ratos, carunchos, moagem, pagamento de fretes, impostos, taxas dos armazéns e ainda liberamos a área de milho mais cedo para um eventual plantio em safrinha.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

2 Comments

  1. Walter Jose Trindade disse:

    Caro consultor, quero fazer silagem com grão de milho úmido, que tipo de adapitação tenho de fazer na ensiladeira.
    Grato
    Walter J Trindade
    Votuporanga SP

  2. Carlos Ohara disse:

    Caro Walter,
    Na época fabricávamos apenas uma moega na boca da ensiladeira para facilitar a entrada do milho. Dependendo da quantidade vale a pena pensar num triturador específico. Se precisar faça contato 35-9981-0380. Atenciosamente.