O artigo a seguir apresenta quatorze perguntas e suas respectivas respostas em relação ao processo de ensilagem, desde a localização do silo ao seu tempo de abertura, passando por diversos aspectos como vedação do silo e tamanho de corte das forragens.
1. Qual é o tamanho de partícula ideal do corte para a ensilagem?
O tamanho ideal do corte deve ser de 1 a 2 cm para qualquer forrageira a ser ensilada. É necessário um tamanho menor do corte para forragens mais secas, quando comparadas com forragens mais úmidas.
2. O que é melhor, um ou dois silos grandes ou três ou quatro silos pequenos?
É preferível silos pequenos. Silos menores podem ser abastecidos em menor tempo e a silagem removida mais rapidamente, devido à menor superfície exposta durante a fase de retirada.
3. Aonde o silo deve estar localizado?
O ideal é que o silo esteja perto da área onde a ração é misturada. Isto minimiza o tempo de retirada, pesagem e mistura da silagem com os outros ingredientes da ração.
4. Qual é o tamanho apropriado para um silo trincheira ou de superfície?
A quantidade de forragem a ser ensilada e a projeção de silagem a ser consumida diariamente determinam o tamanho adequado para os silos. A altura, largura e comprimento devem ser pequenos o bastante para permitir uma rápida progressão da massa de silagem durante a fase de retirada da mesma.
5. Como devemos encher o silo trincheira? Em camadas ou de traz para frente?
Silos trincheira devem ser abastecidos de traz par frente e nunca em camadas.
6. Qual o tempo ideal para encher o silo?
A maioria dos silos são abastecidos muito lentamente, e isto normalmente é o resultado da capacidade do silo ser muito grande. Um período de 2 a 3 dias é considerado ideal.
7. Se o enchimento do silo for prolongado, a silagem deve ser coberta?
A maioria dos produtores de silagem não veda temporariamente, nem cobre a frente da forragem ensilada quando o enchimento é prorrogado. Se há previsão de chuva e o corte vai ser interrompido por alguns dias, é aconselhável uma cobertura temporária.
8. Quanto tempo após o enchimento o silo pode ser aberto para uso?
A fase de fermentação deve ser completada antes do silo ser aberto e usado. Normalmente isto leva de 2 a 3 semanas.
9. Qual o melhor método de vedação de um silo trincheira ou de superfície?
Silos horizontais devem ser vedados com uma cobertura plástica, a qual deve ser fixada com pneus, terra, areia ou algum outro material pesado. Essa cobertura deve ultrapassar pelo menos um metro a lateral do silo e um peso adicional deve ser colocado ao longo de toda a parede para minimizar a entrada de ar e água.
10. Quais são as perdas em uma boa silagem?
As perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%. A perda é definida como o montante de matéria seca (MS) que é colocado no silo, menos o montante de MS da silagem útil removida para fornecer aos animais.
11. Quais problemas estão associados ao efluente da silagem?
Efluentes de silagem têm alto poder de poluição, e assim são perigosos para o meio ambiente, particularmente se ele for despejado em cursos d’água.
12. Qual é o pH ideal de uma silagem?
A maioria das silagens de milho e sorgo tem pH entre 3,8 a 4,2 e silagens emurchecidas apresentam pH entre 4,2 a 4,6. Em geral, forragens com baixa MS terá pH maior do que aquelas com alta MS, e forragens que tem alta capacidade tamponante (alfafa) terão mais altos valores de pH (4,6 a 5,0).
13. Como eu devo manejar a “face” de retirada da silagem?
A face da silagem deve ser mantida como uma superfície lisa, perpendicular ao solo e as paredes do silo. A taxa de retirada da massa de silagem deve ser suficiente para prevenir silagem exposta ao aquecimento, sendo removida diariamente acima de 25 cm.
14. Quanto tempo demora para a silagem aquecer?
O tempo necessário para a silagem aquecer durante a fase de retirada é totalmente imprevisível. O tipo de forragem, seu conteúdo de MS, tamanho do corte, tempo de enchimento, grau de compactação e condições após a abertura, influenciam na deterioração e aquecimento da massa ensilada.