Nesta segunda-feira, 20/ago, o BeefPoint publicou em seu Facebook uma foto de divulgação do lançamento da carne Simental/Simbrasil. A foto é do Roberto Barcellos, diretor da empresa Beef&Veal, especialista em programas de produção de carne de qualidade. Em pouco tempo, a interação do público na rede social com a foto destacada chamou nossa atenção, por isso pegamos mais informações com o Roberto, para ele nos explicar mais sobre a construção de uma marca de carne de uma raça específica.
A marca pertence à Associação Brasileira de Simental e Simbrasil, e é um projeto piloto para avaliação interna dos diretores e associados, buscando maiores investimentos futuramente. O programa surgiu de uma proposta da Beef&Veal para alguns diretores da associação “que prontamente se interessaram, pois investem em genética e melhoramento para produzir animais aptos a produção de carne de qualidade em grande escala”, explica Roberto.
O protocolo de produção ainda está em desenvolvimento, ainda serão realizadas pesquisas no varejo para definir qual o produto ideal e assim selecionar o melhor tipo de animal para produzí-lo. Desta forma, “ainda é muito cedo para falarmos de valor agregado”, comenta Roberto, referindo-se ao ganho financeiro dos produtores e da associação em relação aos animais direcionados para o programa.
Sobre o volume de animais envolvidos no projeto, durante este início será apenas por iniciativas pontuais, conforme o andamento das pesquisas. Roberto disse que por suas primeiras avaliações, o produto superou suas expectativas inciais e acredita que o projeto tem “um enorme potencial”. O sistema produtivo também está em fase de desenvolvimento, e na opinião particular de Roberto, deve ser “com machos castrados e fêmeas jovens com terminação em confinamento”. O tipo racial está definido, de no mínimo 50% de sangue Simental.
Roberto finaliza dizendo que o projeto terá âmbito nacional após a finalização de seu desenvolvimento e implantação inicial, e a carne será vendida no varejo, com locais ainda não definidos.
Roberto Barcellos também participou de dois Workshops do BeefPoint neste ano em São Paulo, o de Tipificação de Carcaça e Comercialização de Gado para Abate (fev/12) e o de Confinamento (abr/12).
Obrigado pelas fotos e informações Roberto!
Um abraço, Equipe BeefPoint.
1 Comment
Estou implementando um projeto de cria de bezerros originados do cruzamento de matrizes Nelore com reprodutores Simbrasil ou Simental. Red Angus é outra opção para o cruzamento principalmente com as novilhas para evitar problemas no parto. No caso do cruzamento com o Simbrasil, os produtos se enquadrariam no tipo racial exigido pela marca?