Aftosa no MS: la culpa es de la vaca!
31 de outubro de 2005
Análise semanal – 03/11/2005
3 de novembro de 2005

Simpósio Probeef Meeting Nutron

A Nutron organizou entre os dias 17 e 19 de outubro a sexta edição do Probeef Meeting Nutron.

Segundo Danilo Grandini, gerente de produto gado de corte da Nutron, o evento ocorre desde 1999 e sempre foi reservado para os técnicos do grupo. Esse ano, no entanto, o que era um treinamento específico para o grupo passou, como experiência, a ser compartilhado com consultores do mercado, professores universitários comunidade científica, clientes e outros convidados.

O curso visou abordar atualidades e foi dividido em quatro seções, sendo que cada seção tratou de um tópico específico. Primeiramente foi abordado o mercado, com objetivo de apresentar a situação do mercado como um todo – não só do Brasil, mas o mercado mundial de carne bovina. Em seguida, passou por uma seção com assuntos relacionados à qualidade de carne. A terceira seção foi relativa a manejo e produção de bovinos, e a última seção foi sobre sistemas de produção em vários países onde a Nutron tem participação.

O evento teve a participação de gerentes técnicos da Nutron do Brasil, Argentina Uruguai, EUA, Espanha e França. O público desta sexta edição do Curso Probeef Meeting Nutron foi de 142 pessoas de delegações da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Panamá, EUA, França Portugal, Espanha, Bélgica e África do Sul.

Todos os palestrantes apresentaram trabalhos atuais, conferindo ao evento a possibilidade de contar com alguns dados recém lançados no mercado. Exemplos disso foram as palestras de Roberto Sainz, com sua apresentação sobre melhoramento da qualidade de carne das raças zebuínas e de Judson Vasconcellos, que encerrou recentemente o doutorado e teve a primeira oportunidade de apresentar os resultados na palestra “Duas fases de alimentação: avaliação protéica e mineral”.

Além das palestras, o evento contou com a realização de três visitas, em que foram mostradas diferentes realidades dos confinamentos. Essas visitas tiveram como principal objetivo mostrar o uso de fontes alternativas de volumoso, como o caso do bagaço de hidrolisado e bagaço bruto.

O evento terminou na quinta-feira com uma visita à fabrica da Nutron, que apresentou um novo conceito de segurança máxima de produção e segurança alimentar praticado na empresa como primeira ordem, haja vista os problemas que estão acontecendo como crise de aftosa e BSE, por exemplo.

A fábrica da Nutron possui 8 linhas de produção. Cada linha visa um nicho específico de mercado, ou seja, as linhas são destinadas à finalidade única são usados ingredientes que não tenham restrição para exportação.

Segundo Grandini, já existe uma certa procura/confirmação para o próximo evento. “A atenção das pessoas indica que vários participantes estão interessados em saber onde e quando será o evento o ano que vem”, cometa.

Para Grandini, a repercussão interna foi muito positiva e possivelmente será mantido o mesmo formato no próximo ano, porém em outro país sede – provavelmente Argentina ou Uruguai. A próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2006.

Fonte: Equipe BeefPoint, com informações da Nutron

Os comentários estão encerrados.