Neste mês, 15 estados brasileiros estão realizando a maior campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano. Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal devem imunizar seus rebanhos até o fim de 2002.
O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan) espera vender 350 milhões de doses da vacina contra aftosa neste ano. A informação foi divulgada pelo Diretor Executivo do Sindan, Milson Pereira. A entidade tem 85 laboratórios no Brasil. Segundo o diretor, o fornecimento dessas filiais atenderá à demanda de todos os estados com facilidade. Ele ressaltou que a distribuição de doses contra aftosa é normal em todo o país, sem risco de falta do produto.
Para Pereira, a tranqüilidade no processo de comercialização das vacinas se deve ao bom relacionamento de cooperação entre o Sindan e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O dirigente ressaltou que os pecuaristas já estão conscientes da necessidade de vacinar seu rebanho para evitar custos ainda maiores com doenças. Isso facilita o andamento da campanha em todo o Brasil. O diretor executivo alerta que, em caso de qualquer problema no recebimento das doses, o produtor deve dirigir-se à Secretaria Estadual de Agricultura.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint