Compactação no momento do plantio
29 de outubro de 2001
Começa amanhã nova etapa de vacinação no MA
31 de outubro de 2001

Sindan prevê vendas superiores a 326 milhões de doses em 2001

Novembro é o mês de maior consumo de vacinas contra febre aftosa no segundo semestre. É neste mês que chega ao auge a 2a Fase da Campanha de Erradicação da Febre Aftosa, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Secretarias Estaduais de Agricultura das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entidade que reúne os laboratórios fabricantes de medicamentos veterinários no País, este ano as vendas totais devem atingir 326,92 milhões de doses de vacina antiaftosa – aumento de 11,5% sobre o volume comercializado em 2000: 284 milhões de doses. Até 18 de outubro (últimos dados oficiais disponíveis), os laboratórios venderam 203 milhões de doses e foram exportados cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas. Atualmente a indústria mantém em torno de 18 milhões de doses em estoque. O vice-presidente da Sindan, Sebastião da Costa Guedes, informou que há cerca de 112 milhões de doses em testes no Ministério da Agricultura e que espera contar com a rápida liberação dessa vacina para atender a demanda intensa desta época do ano. O Ministério da Agricultura e a indústria já analisam a possibilidade de prorrogação da vacinação de novembro para dezembro em alguns estados e a imunização do rebanho bovino do Rio Grande do Sul em janeiro de 2002, para se administrar a oferta e demanda em novembro.

“Diante dos números atuais, se toda a vacina em teste for aprovada e as medidas preventivas forem tomadas, poderemos ter um superávit da ordem de 5 milhões de doses no fim do ano”, afirma Guedes.

Fonte: Assessoria de Comunicações (por Altair Albuquerque e Simone Rubim), adaptado por Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.