Série analistas de mercado: uma análise bem embasada, justamente pela dificuldade de ser produzida, traz retorno! [Fabiano Tito]
27 de outubro de 2013
Bonsmara: o “britânico dos trópicos” pelas características zootécnicas [Projeto Raças]
27 de outubro de 2013

Sindicato Rural de Paranaíba/MS: nossa pecuária hoje vive um momento que tem que haver um choque de gestão [Wilberto de Amaral]

Visando reunir e aproximar os responsáveis pelos sindicatos rurais dos municípios que possuem os maiores rebanhos de bovinos no Brasil, bem como uma ótima oportunidade para troca de conhecimento, compartilhamento de ideias, acertos e erros, o BeefPoint realizou uma série de entrevistas com os presidentes destes sindicatos, cujo resultado será divulgado nos próximos dias e você confere aqui!

Vale ressaltar que os sindicatos foram listados com base nos levantamentos do IBGE de 2012.

Confira a entrevista com Wilberto Antonio de Amaral, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba/MS.

Contador, economista e produtor rural, exerce o cargo de presidente do Sindicato Rural de Paranaíba-MS.

O Sindicato Rural de Paranaíba/MS, fundado há 52 anos, exerce desde sempre, papel preponderante junto aos seus 400 associados, sendo que atualmente trabalha com foco em 3 projetos:

  • Projeto “Mais Inovação” em parceria com SENAR, Famasul, onde 15 produtores rurais com orientação técnica por um período de 12 meses, estão recuperando pastagens degradadas e implantando projetos de pastagem rotacionada
  • Projeto de Plantio de Soja e Milho, visto que a região tem foco apenas na pecuária e não tem tradição em grãos
  • Curso de Capacitação Técnica para 20 técnicos realizado pela SEPROTUR/MS, com cursos ministrados por técnicos da EMBRAPA

BeefPoint: Quais os principais desafios de sua região em relação a pecuária de corte?

Wilberto de Amaral: O principal desafio de nosso município é efetuar uma completa recuperação de pastagens que se encontra 80% degradada, visando então aumentar a nossa capacidade de suporte, e investir também em tecnologia e genética e principalmente em gestão. Nossa pecuária hoje vive um momento que tem que haver um choque de gestão.

BeefPoint: Quais as vantagens de sua região frente ao mercado e a produção de pecuária?

Wilberto de Amaral: A nossa principal vantagem é nossa logística, estamos próximos das principais plantas frigoríficas e também próximos aos maiores mercados consumidores.

BeefPoint: O que os pecuaristas de sua região tem feito de interessante que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?

Wilberto de Amaral: Os 3 itens acima discriminados são exemplos de inovação, visto que nós, produtores que desejamos continuar na atividade e com aumento de rentabilidade, precisamos inovar, pois caso contrário, automaticamente saíremos da atividade, pois teremos prejuízos contínuos.

BeefPoint: Quem é o pecuarista pioneiro da sua região, que você mais admira pelo trabalho de longa data que vem fazendo para estimular e desenvolver a pecuária na região?

Wilberto de Amaral: Uma pergunta difícil, pois temos em nosso município vários produtores com mais de 80 anos que continuam em plena atividade, sendo exemplo, cito 3 produtores, mas temos vários: Guilherme Macêdo de Jesus, Péricles do Amaral Brandão e Gastão Alves Ferreira.

BeefPoint: O que o Sindicato tem feito para motivar os pecuaristas a frequenta-lo?

Wilberto de Amaral: Nosso sindicato tem realizado um bom trabalho e isso traz o produtor em nossas reuniões. Realizamos nos últimos 3 anos, através do SENAR e EMBRAPA, o “Mais Pastagem”, “Mais Leite”, o “Mais Floresta” e também tivemos palestra com a Dra. Samanta Pineda sobre o novo código Florestal.

BeefPoint: Qual serviço, produto ou atendimento o sindicato oferece aos pecuaristas do município que você considera mais importante/relevante para o sucesso do produtor?

Wilberto de Amaral: Temos 2 caminhões para efetuar fretes aos associados a preços menores que o mercado. Temos a Leilosin, nosso recinto de leilão que funciona há 25 anos, todas às quinta-feiras e acabamos de inaugurar seu novo recinto com mais de 800 m²,  um dos melhores de toda nossa região e talvez até do nosso estado. Batalhamos muito, mas temos hoje um leilão que agrada compradores e vendedores de toda a região associados ou não do nosso sindicato.

BeefPoint: Quais os principais desafios do Sindicato?

Wilberto de Amaral: Manter-se em constante sintonia com seus associados, continuar trazendo projetos de interesse da classe e manter-se distante da política partidária, o que contaminaria toda a nossa união.

BeefPoint: Qual instituição você admira por fazer um excelente trabalho?

Wilberto de Amaral: Temos excelentes instituições, o SENAR, a Famasul e a EMBRAPA, são instituições que orgulham o nosso produtor rural.

BeefPoint: O que o Sindicato implementou de diferente em 2012-2013 para os pecuaristas?

Wilberto de Amaral: Acima já enumeramos os projetos e as palestras que organizamos e que publicamente os produtores gostaram e agradecem ao nosso sindicato, pela iniciativa.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente para facilitar a produção da pecuária em sua região?

Wilberto de Amaral: Nossa região está iniciando um processo de diversificação. Estamos iniciando o eucalipto, a seringueira e a cana de açúcar, mas o forte ainda é a nossa tradicional pecuária. Sabemos que vários produtores irão mudar de atividade, mas a nossa luta é para aqueles que visam permanecer, para que utilizem tecnologia, genética, recuperem suas áreas degradadas e principalmente mudem a forma de administrar um dos grandes problemas, que é o problema  de gestão. Assim sendo, também vamos contribuir trazendo cursos com técnicos competentes.

BeefPoint: Qual seu recado para os produtores da sua região?

Wilberto de Amaral: Que continuem fazendo aquilo que gostam, que seus pais, seus avós sempre fizeram com grande sabedoria em tempos mais difíceis, que se modernizem e com certeza vão aumentar sua rentabilidade na atividade. Toque sua propriedade como se ela fosse uma empresa, faça planilha de custos, enfim administre, não continue tocando sua propriedade da forma tradicional.

Confira o trabalho de outros sindicatos rurais do Brasil

Sindicato Rural de Campo Grande/MS: o seu problema é nosso problema [Oscar Stuhrk]

Participe do maior evento da pecuária de corte brasileira! Inscreva-se para o BeefSummit Brasil!

CAMPANHA-BEEFSUMMIT---850x315

 

1 Comment

  1. Kamila Rodrigues disse:

    Choque na gestão, é o que escuto todos os dias na faculdade, temos que conseguir implantar novas tecnicas e mudar a mentalidade de muitos pecuaristas.