Análise Semanal – 29/12/2004
29 de dezembro de 2004
Boi gordo sobe menos que inflação em 2004
3 de janeiro de 2005

Síntese Agropecuária BM&F – 30/12/04

Por Fabiana S. Perobelli, BMF

O mercado de boi gordo iniciou 2004 com expectativas de preços para a entressafra de R$70,00/arroba como pode ser observado no Gráfico 1, que apresenta a evolução do vencimento outubro/04 e o preço no mercado a vista, expresso pelo indicador Esalq/BM&F. No início de 2004, os participantes do mercado estavam realizando seus negócios antecipados, baseados na evolução das exportações em 2003, que poderiam dar suporte a uma trajetória de elevação dos preços do boi. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações de carne bovina em 2003 atingiram 803,06 mil toneladas, equivalente a 1,51 bilhão de dólares, o que representou crescimento de 35,45% e 38,51%, respectivamente, em relação a 2002.

No entanto, apesar do desenvolvimento notável das exportações de carne bovina, seu desempenho não foi capaz de sustentar os preços do boi. No acumulado janeiro-novembro de 2004, as exportações apontam para um crescimento de 28,78%, com 1,03 milhão de toneladas, e 45,82% com US$2,21 bilhões, em relação a 2003. No entanto, o grande formador do preço do boi continua sendo o mercado interno. E neste ano, novamente, o consumo de carne permaneceu relativamente fraco, em razão do baixo poder aquisitivo da população. Além disso, em 2004 outros fatores contribuíram para a depreciação dos preços, como o maior volume de confinamento e o aumento do abate de matrizes que contribuíram para uma regularidade da oferta.

Pelo Gráfico 1 foi possível observar como os preços futuros para outubro/ 04 se alteraram à medida que os fatos anteriores foram acontecendo no mercado a vista. Assim, o mercado futuro é o melhor previsor do comportamento dos preços do boi gordo e de outros produtos, pois diariamente os agentes econômicos revisam as expectativas de acordo com os acontecimentos do mercado.

O mercado futuro tem, portanto, esta função de sinalização dos preços. No caso do mercado futuro de boi gordo, há negociações de contratos para entrega em dezembro de 2005, ou seja, um frigorífico pode, hoje, planejar seus custos de abate do boi para todo o ano de 2005. Além dessa função, a outra também importante é a de permitir a fixação antecipada do preço de compra e venda de um determinado produto. Pelo Gráfico 1 também é possível notar que os pecuaristas, especialmente confinadores, tiveram excelentes oportunidades de fixar rentabilidade atrativa neste ano. Por isso, o planejamento da atividade pecuária vem adquirindo o saudável hábito de acompanhar diariamente o comportamento dos preços futuros.

O ano de 2004 significou o recorde de contratos negociados na BM&F. Foram transacionados de janeiro a 20 de dezembro 4,35 milhões de cabeças, um crescimento de 92% em relação a 2003. Este aumento mostra o grande interesse dos participantes do mercado em incorporar instrumentos de gerenciamento de risco e garantir antecipadamente seus preços de venda e de compra.

Gráfico 1 – Evolução das expectativas para o vencimento outubro de 2004

Gráfico 2 – Evolução dos preços futuros do boi gordo

Gráfico 3 – Evolução do indicador ESALQ/BM&F do boi gordo

Gráfico 4 – Evolução dos preços do bezerro

Os comentários estão encerrados.