Em meio à crise da saída do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocorrero, disse que renovar as regras do Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) “é uma necessidade urgente”.
Por isso, o novo modelo proposto pelo governo terá os prazos cumpridos. A partir de janeiro de 2007, os criadores de bois e búfalos cuja carne seja destinada à exportação, deverão obrigatoriamente ter sua propriedade aprovada pelo Sisbov.
Além disso, a partir de 2009 a movimentação de animais só será permitida entre propriedades aprovadas pelo sistema. “A principal mudança é neste conceito de propriedade certificada em substituição a animal identificado”, afirmou o secretário.
A idéia do governo é criar um prazo de transição até 31 de dezembro deste ano para que os produtores que atualmente têm animais na base nacional de dados do sistema possam se adequar à determinação de da propriedade certificada.
As novas regras para o Sisbov serão discutidas hoje, em Brasília, pelos integrantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne, segundo notícia do Estadão/Agronegócios.