A busca por fontes alternativas de financiamento para a produção de alimentos foi o tema central do evento Diálogos sobre Sistemas Agropecuários. O evento compõe a programação da da Assembleia Geral da Organização dos Agricultores Internacionais em Luxemburgo.
Desde segunda (20), o assessor de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Thiago Masson, participa dos debates que reúnem produtores rurais dos cinco continentes e representantes de organismos internacionais de financiamentos para projetos em agricultura.
“Como representantes dos produtores rurais brasileiros, a CNA busca ampliar as fontes alternativas de financiamento. No evento, verificamos que existem inúmeros experiências que associam rentabilidade ao produtor rural, resiliência e adaptação climática, mas um dos desafios apontados pelos produtores rurais do mundo todo é viabilizar recursos para financiar esses projetos”, analisou.
O assessor da CNA apresentou o portfólio de cooperação internacional e projetos desenvolvidos pelo Sistema CNA/SENAR com foco na produção sustentável e resiliência climática.
Thiago Masson comenta que os produtores rurais representantes de agências internacionais que estão no evento concordam que é importante promover a integração entre boas práticas agrícolas por meio de financiamentos de projetos que associam produção, rentabilidade e sustentabilidade rural.
Na quinta (23) os participantes da Assembleia Geral da Organização dos Agricultores Internacionais visitaram propriedades rurais em Luxemburgo que aplicam tecnologias para a produção sustentável.
Fonte: CNA.