Síntese Agropecuária BM&F – 11/09/03
11 de setembro de 2003
A caminho de uma produção com mais qualidade
15 de setembro de 2003

Sistema de classificação de carcaça deverá ser implantado a partir de 2004

A partir de janeiro de 2004, o Brasil deverá adotar o sistema de classificação de carcaça na pecuária bovina. Com isso, o consumidor passará a saber todas as informações sobre a carne que está comprando, como idade, peso e sexo do animal ao qual pertencia, além da cobertura de gordura, rastreamento e tipo de couro.

A proposta foi aprovada ontem (11) durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, informou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, dizendo que até o próximo dia 25, o texto da classificação de carcaça bovina deverá estar concluído.

Em discussão na Câmara da Carne Bovina desde julho deste ano, a proposta será levada à consulta pública a partir de 1o de outubro. Durante 60 dias o Mapa receberá sugestões para incluir no sistema. O cronograma para sua implantação foi definido durante a reunião, revelou Tadano, acrescentando que essa era uma antiga reivindicação da cadeia produtiva.

De acordo com o secretário, o sistema de classificação de carcaça permitirá aos produtores agregarem valor à carne bovina. “O preço final deve melhorar para os produtores, porque os consumidores passarão a saber realmente que tipo de carne estão comprando”.

A tabela de pontuação para classificação de carcaça, que permitirá estabelecer o preço do produto, foi idealizada pelo presidente da Associação Nacional de Carne e Couro de Qualidade (Anapec), Luiz Eduardo Batalha. Todas as informações referentes ao animal constarão de um código de barras que será afixado na embalagem da carne. O Mapa vai capacitar profissionais para atuar na classificação de carcaças.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.