Relações de troca: no que ganhou e no que perdeu o produtor
30 de novembro de 2004
Sócios do frigorífico Margen são presos por sonegação
2 de dezembro de 2004

Sistemas de gestão pela qualidade em agropecuária

Apesar das altas cifras que o Brasil vem alcançando com o mercado internacional de carne e de fechar o ano como o maior exportador do mundo, ainda enfrentamos uma realidade de baixa rentabilidade, pouco valor agregado e de baixo investimento no setor. Queremos continuar sendo o maior do mundo ou queremos ser o melhor do mundo? Será que vender bastante carne barata é a melhor alternativa? Enquanto não nos diferenciarmos em qualidade continuaremos a ocupar somente os mercados marginais, ou seja, os de 2a classe. E mesmo que se deseje continuar o maior do mundo, será que iremos permanecer por muito tempo nesta situação com índices tão baixos de produtividade e com elevada queima do estoque de matrizes?

Vivemos num mundo em transformação. Antigamente as empresas que prosperavam eram aquelas que tinham a capacidade de mudar. Hoje não basta mudar e sim acompanhar a velocidade das mudanças.


Captar as mudanças constantes do mercado é papel fundamental do líder, e repassá-las a seus colaboradores em forma de diretrizes é mais importante ainda. O sucesso de uma organização se deve quando o líder direciona todos os processos à obtenção de resultados que irão satisfazer os anseios de seu cliente (qualidade, custo e entrega).

Sabendo-se que os únicos recursos que podem influenciar no aumento do resultado de uma atividade são capital e conhecimento, porque não são efetivamente utilizados? A resposta é simples: Através do capital se obtém uma resposta a curto prazo, porém muito onerosa e de curta duração. Conhecimento é mais barato, porém o retorno do investimento só virá em longo prazo, mas com um detalhe: para sempre.


Hoje o produtor não está preparado para investir em conhecimento e RH, tampouco tem dinheiro para injetar capital em seu negócio. Isso caracteriza a espera de uma solução milagrosa (um produto novo, uma tecnologia inovadora) que irá mudar a realidade de sua empresa. Ora, sabemos que milagres não acontecem, e que tudo que conquistamos é puro e simplesmente resultado de nosso próprio esforço como funcionários, gerentes e líderes e que só é explicado em cima de fatos e dados.

É através desse enfoque que a gestão pela qualidade de sistemas agropecuários tem seu papel fundamental. A partir do momento que fizermos um diagnóstico de uma situação (propriedade) e analisarmos as ameaças, oportunidades de melhorias e pontos críticos poderemos montar um plano estratégico para determinada realidade. Depois de se botar em prática e começar a visualizar os resultados, vem a motivação. Apenas montar um bom plano não adianta, aí entra o segundo passo: garantir que o plano aconteça (garantir o resultado) e isto se dá através da implantação de itens de controle e acompanhamento periódico destes indicadores.

Acredito que esta é a forma mais barata de se garantir resultados e só depende de uma coisa bem simples: a vontade e comprometimento do líder, nada mais. Aprimorar conhecimentos, técnicas e conceitos constantemente são requisitos básicos para se implantar um sistema de qualidade em qualquer empresa.

____________________________________________________


Assessoria Agropecuária Marcon S/C Ltda
Av. Marechal Floriano, 1814 Bagé – RS
Fone: 53-247-6178
Email: guilherme@marconnocampo.com.br
Website: www.marconnocampo.com.br

Os comentários estão encerrados.