Greve e imagem
22 de março de 2004
Governo gaúcho prorroga contrato com fiscais sanitários
24 de março de 2004

Sistemas de pastejo rotacionado. 1. Divisão da área.

Por Patricia Menezes Santos, Embrapa pecuária Sudeste

No pastejo rotacionado, as áreas são divididas em piquetes que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A grande vantagem deste método de pastejo é proporcionar um maior controle sobre o pasto. Ele permite definir quando e por quanto tempo as plantas estarão sujeitas à desfolha, os pastejos tendem a ser mais uniformes e a eficiência de pastejo mais elevada.

A montagem de um sistema de pastejo rotacionado pode ser feita aproveitando-se apenas as divisões já existentes ou redividindo-se os pastos. No primeiro caso, deve-se começar reduzindo o número de lotes de pastejo da propriedade. Por exemplo, em uma fazenda com 6 divisões de 50 ha, onde cada uma é ocupada continuamente por lotes de 50 animais, o pastejo rotacionado deve ser iniciado reunindo-se os 300 animais em um só pasto, enquanto os outros ficam vedados. Após pastejar a primeira área, todo o lote deve ser transferido para a segunda, e assim sucessivamente, até retornar à primeira.

Apesar de ser uma medida simples e barata, geralmente há muita resistência à sua adoção devido à uma série de tabus que precisam ser quebrados. Por exemplo, o pecuarista acredita que se misturar os lotes de pastejo haverá competição entre os animais, o que irá reduzir seu desempenho. No entanto, para que os animais tenham um bom desempenho o mais importante é que a oferta de forragem esteja em níveis adequados.

Tendo a oferta de forragem em níveis adequados, deve-se tomar cuidado com o espaço de cocho de sal disponível por animal e também o espaço no bebedouro. É comum observar implantação de sistemas de pastejo rotacionado onde esses cuidados não foram observados, os animais reduzem o desempenho devido ao baixo consumo de sal e à competição por água, que nesse caso não é só em relação à quantidade, mas sim, também, devido à qualidade da água. Outro aspecto geralmente negligenciado na implantação dos sistemas de pastejo rotacionado é quanto ao manejo de animais no curral, corredor e até mesmo na porteira de entrada e saída dos piquetes. Esses espaços devem ser adequados ao tamanho dos lotes. O bom manejo dos funcionários que lidam com os animais reduzem o efeito negativo de instalações (porteira, corredor e curral).

O tamanho dos lotes vai depender muito do manejo na propriedade. Os lotes podem ser formados por até 1.000 cabeças, ou mais, entretanto, um tamanho que tem sido comum e com bom resultado é entre 400 e 600 animais. Vacas com bezerros, geralmente, devem ser manejadas em lotes menores.

No caso de se redividir as áreas, o primeiro passo deve ser definir os locais onde serão implantados os sistemas de pastejo rotacionado e as áreas de descanso. Em seguida, deve-se determinar o número de piquetes necessário e fazer as divisões. O número de piquetes depende do período de descanso e do período de ocupação indicados para a forrageira que se está trabalhando, deve ser calculado de acordo com a seguinte equação:

Número de piquetes = (período de descanso / período de ocupação) + 1

Sendo assim, quanto menor o período de ocupação para um mesmo período de descanso maior será a necessidade de número de piquetes (Tabela 1).

Tabela 1- Necessidade de piquetes para cada período de descanso e para cada período de ocupação.


Quanto maior a taxa de crescimento da planta forrageira (ex: área adubada), menor deve ser o período de ocupação. Da mesma forma, menor deve ser o período de ocupação para plantas de hábito cespitoso (Colonião, Tanzânia, etc.) e para plantas de ciclo precoce (Humidícola, etc.). Por outro lado, piquetes formados com forrageiras de hábito de crescimento prostrado (Braquiarão, Decumbens, Estrela, etc.) e sem adubação nitrogenada, podem ser ocupados por mais tempo. Entretanto, deve-se ter o conceito de que quanto menor o período de ocupação maior será a eficiência do pastejo e, portanto, maior será a lotação animal.

No primeiro pastejo, deve-se entrar nos piquetes antes do período de descanso estabelecido e fazer pastejos leves. Assim, evita-se que os últimos piquetes fiquem muito passados. Outra alternativa é de se colocar um número menor de animais e ir aumentando conforme a necessidade.

Por Patricia Menezes Santos, Embrapa pecuária Sudeste

9 Comments

  1. Elizeu José Donizete Germano Ribeiro disse:

    Senhores,

    Estou iniciando um projeto de pecuária leiteira, e tenho algumas dúvidas sobre a quantidade de animais por piquete.

    Pretendo colocar 20 animais em uma área aproximada de
    2 ha com 04 piquetes. Pergunto se está adequado essas di-
    mensões para a quantidade de animais?

    A área mencionada foi reformada com capim mombaça.

    Abraço.

    Elizeu

  2. Fernando Luis Paes Fonseca disse:

    Sou a favor e praticante do rotacionado, só que para se iniciar um rotacionado, como é que colocamos todo o gado da fazenda em um só piquete, se lá teremos diversas categorias e essas categorias (como novilhas que não podem ser cobertas) não podem serem misturadas?

    Resposta dos autores:

    Prezado Fernando,

    Você está correto… algumas categorias não podem ser misturadas. O caso de novilhas que não podem ser cobertas, que você citou, é um bom exemplo. Nesta situação, o ideal é criar setores dentro da propriedade para cada uma destas categorias, ou seja, seriam montados vários sistemas de pastejo rotacionado. O número de lotes em uma propriedade vai depender tanto de restrições como a que você citou quanto do total de animais. Lotes muito grandes são difíceis de ser manejados e devem ser evitados.

    Atenciosamente,
    Patricia Menezes Santos
    Embrapa pecuária Sudeste

  3. José Auridiney Barbosa Ota disse:

    Olá! Boa noite Sr(s). estou pretendendo formar alguns piquetes na faz. do meu pai. é uma area de 30ha para gado de leite seriam mais ou menos un 100 animais, quero que os animais pastegem por uns 2 ou 3 dias em cada piquetes. os piquetes irão ficar grandes de mais eu sei mas e´por que quero fazer o sistema dividindo por categoria animal em pequenos blocos de piquetes por categoria, gostaria de saber da opinião suas do que achão da ideia deste sistema e o que mim aconselham. Sem mais muito obrigado pela atenção. por fim é muito bom estadiscutindo ideias com voçês. Abraço.

  4. Henrique Mendes disse:

    Olá! Minha propriedade possui 55ha formada por brachiarão. Queria dividi-la em 4 piquetes. Cheguei a essa conclusão uma vez que estipulei um descanso de (30dias/ 10dias de pastejo) + 1. Gostaria de saber com quantos bezerros de 12 meses posso começar?

  5. Hugo Alves do Nascimento disse:

    Boa tarde.
    Preciso fazer piquetes para 25 vacas leiteras. Qual melhor capim a ser usado e qual o tamanho de cada piquete?
    Vou usar sistema de irrigacao.

  6. Cristina Leal disse:

    Gostaria de saber, em uma propriedade no Sul de Minas Gerais, com 36 alqueires, quero implantar sistema de pastos rotacionados para 120 animais,em lactação,quero saber qual é o numero de piquetes que seria viável e lembrando que o sistema é de vacas sem bezerros ao pé da vaca, no entanto terá piquetes para os bezerros e aí poderão ficarem juntos e por quanto tempo em cada piquete depois das desmama.
    Se possível me oriente no tamanho dos piquetes tanto para vacas como para bezerros e na quantidade de animais em cada piquetes e sua permanência.
    E se você tiver contato de uma boa empresa de sistema de venda e instalação de
    irrigação de pastagens envie o contato pra mim, eu agradeço sua atenção e colaboração.
    Atenciosamente: Cristina Leal.

  7. Joao gomes disse:

    bom dia a todos!
    Após o pastoreio das vacas num piquete de 400m² qual tipo de adubo devo colocar e qual quantidade?

  8. Anderson Pablo Fernandes disse:

    Procure um técnico especialista no assunto.Mas primeiramente só para adiantar, teremos que fazer a análise do solo para executar uma adubação adequada de acordo com a análise do solo.

  9. Gênisson Capitulino da Silva Santos disse:

    Pretendo iniciar em breve um projeto de pastejo rotacionado de capim mombaça em solo corrigido e irrigado, e gostaria de saber a área necessária e o tamanho e nº de piquetes, necessários para a manutenção de 30 e 50 vacas em lactação, respectivamente.