Até o final da tarde de quarta-feira, dia 9, mais seis municípios gaúchos haviam decretado situação de emergência em função da falta de chuvas – Santo Antônio das Missões, Rolador, São Borja, Porto Lucena, Porto Xavier e Garruchos. A seca vem atingindo várias regiões do Estado do Rio Grande do Sul e já colocou 15 cidades em emergência, prejudicando principalmente pequenos produtores rurais.
A falta de chuvas não é generalizada, mas começa a preocupar algumas microrregiões do Estado, disse o presidente da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil segue com duas equipes realizando o levantamento dos danos nas localidades atingidas. Já foram vistoriados cinco municípios: Tupanciretã, Alecrim, Marcelino Ramos, Tiradentes do Sul e Porto Vera Cruz.
As regiões mais atingidas são Missões, com cinco municípios – Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Rolador, Porto Xavier e Garruchos – e a Fronteira Noroeste, com três cidades – Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Alecrim. Há perdas principalmente nas lavouras de milho, feijão e soja; pecuária e problemas no abastecimento de água.
Fonte: ClicRBS e Diário Popular/ RS, adaptado por Equipe BeefPoint