A Sola S.A. Indústrias Alimentícias, de Três Rios (RJ), que já foi um dos cinco maiores exportadores de carne bovina do País, negocia o arrendamento de sua fábrica e marcas à BF – formada pelos frigoríficos Bertin e Friboi no início do ano para vender carne enlatada das marcas Bordon, Swift e Anglo. Se tudo correr bem, o negócio poderá ser fechado na próxima segunda-feira.
Com o Sola, a BF ultrapassará a previsão inicial de faturar R$ 300 milhões este ano na venda de enlatados de carne, salsicha, legumes em conserva e pão de queijo. O domínio de mercado da BF no segmento de carne enlatada deverá crescer de 75% para 80% das vendas no Brasil. As exportações da BF são estimadas em US$ 30 milhões para 2001, o que representaria hoje R$ 75 milhões, ou 25% da receita estimada para este ano. Como o Sola tem potencial para exportar pelo menos R$ 40 milhões ao ano, vislumbra-se para 2002 crescimento substancial nas vendas da BF ao exterior. O Sola conta com potencial para gerar receita de pelo menos R$ 80 milhões ao ano, dividida meio a meio entre exportações e mercado interno.
Dono das marcas Kitut (fiambre), Fluminense (mortadela), Gauchinha (charque) e Carioca (salsicha), o Sola é importante para a BF por aumentar os volumes de venda num mercado de margens apertadas, inferiores muitas vezes a 5%, como é o segmento de carne industrializada. Outro atrativo do Sola para os negócios da BF é o mercado das regiões Norte e Nordeste, onde a empresa fluminense registra boas vendas.
Fonte: Gazeta Mercantil (por José Alberto Gonçalves e Luciana Moglia), adaptado por Equipe BeefPoint