Principais indicadores do mercado do boi – 10-01-2014
10 de janeiro de 2014
Devemos buscar estratégias de como transmitir as realidades e oportunidades do campo aos jovens de hoje – Eduardo Madeira [Lance Agronegócios]
10 de janeiro de 2014

Sou aficionado por mercado e acredito que a pecuária ainda tenha muito o que desenvolver nessa área – Leonardo Alencar [Minerva Foods]

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que identificou e reconheceu os jovens talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença em nosso setor. O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro.

A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)

– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)

– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)

– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Leonardo Alencar, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – São Paulo.

1233219_667693363248852_1738528780_o

Leonardo Alencar é natural de São Paulo, capital, mas toda sua família é de Recife. Desde pequeno, apesar de morar em cidade, sempre gostou do campo, de animais e sempre que tinha oportunidade passava dias na fazenda de familiares. A escolha pela zootecnia para graduação, portanto, era de certa forma o caminho certo. Na faculdade, apesar do maior foco nas áreas de nutrição e produção, focou sua formação na área de mercado, com estágio na área de economia desde o 3º ano da faculdade. No último ano de faculdade estagiou na Boviplan, onde teve a excelente experiência de passar 2 meses em uma fazenda no Mato Grosso, e na Scot Consultoria, onde foi efetivado e começou sua carreira na área de mercado.

Seu foco sempre foi na pecuária de corte e tem a certeza que a Scot foi a melhor escola que poderia ter escolhido. Após alguns anos como consultor de mercado pecuário, foi trabalhar em corretoras de BM&F, sempre focado no mercado de commodities agrícolas. Sua formação em mercado pecuário aliada ao conhecimento de mercados financeiros criou a oportunidade de trabalhar no Minerva na área de Research. Recentemente assumiu a gerência da área de Research e passou a liderar o projeto de Pricing do Minerva.

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Leonardo Alencar: Sou aficionado por mercado e acredito que a pecuária ainda tenha muito o que desenvolver nessa área. Estamos próximos da excelência em produção e gestão, apesar da baixa disseminação dessas técnicas, mas mesmo em grandes projetos não damos o devido foco à parte financeira. Ganhos produtivos conseguidos com muito custo, seja financeiro, de melhoramento genético, nutricional, etc., podem ser desperdiçados ao negligenciar a gestão de risco

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Leonardo Alencar: Focar minha formação na área de mercado foi um acerto que só tive total conhecimento anos depois de formado. Do mesmo modo, ter mudado o rumo da minha carreira de consultor para a área de derivativos na BM&F foi outra escolha acertada, ainda que na época eu não tivesse certeza. Atualmente exerço minha função na área de Research e Pricing no Minerva e tenho a oportunidade de utilizar o que aprendi nessas duas áreas diariamente. Ao mesmo tempo, acredito que apenas por conta dessas escolhas que tive a oportunidade de liderar o projeto de Pricing do Minerva, sem dúvida uma das minhas maiores realizações até hoje.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Leonardo Alencar: A indicação ao Prêmio AgroTalento era inesperada e soube apenas alguns dias após o começo da votação, mas arrisco dizer que essa indicação é fruto dos contatos e amizades que tive a oportunidade e sorte de criar nos últimos anos, não exatamente a um fato específico da minha carreira. Muitas dessas amizades ocorreram após contatos iniciais durante eventos e palestras, o que considero uma realização profissional. Falar em público nunca foi algo que eu busquei e até hoje não fico 100% à vontade, mas via como um desafio e que poderia me trazer bons frutos. Talvez a indicação ao AgroTalento seja um deles.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Leonardo Alencar: Apontar ou assumir os erros é sempre mais difícil, mas elogios e acertos nos ensinam menos do que os caminhos errados que tomamos. Em 2009, quando trabalhava na Votorantim Corretora e amargava o baixo desempenho da economia após o início da crise de 2008, cometi o erro de me deixar levar pela ansiedade e aceitei uma proposta de emprego em outra corretora, cujo perfil não era o mesmo que o meu. O resultado foi uma experiência de trabalho de apenas 4 meses. Em 2010, após corrigir o rumo da minha carreira, comecei um MBA enquanto trabalhava na XP Investimentos e, sem entrar em detalhes, foi uma sucessão de erros que cometi, desde a escolha do curso, minha dedicação ao estudo e, principalmente, ter trancado o MBA antes de finalizar.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Leonardo Alencar: Desde meu início no Minerva tentei aproveitar ao máximo a estrutura e diversidade de frentes que a empresa atua, desde a compra de gado e venda de carne, até produção de biodiesel, processamento de couro, exportação de boi vivo, etc. Em algumas dessas áreas conseguimos instituir um comitê estratégico para gestão do risco inerente à cada atividade, com objetivo de proteger margem e tentar antecipar movimentos do mercado. Em 2013, acredito, essa atuação nas outras áreas foi ainda mais presente e diria que tirei como lição que temos que assumir riscos para crescer sempre. Através dessa postura recebi a oportunidade de liderar o projeto de Pricing do Minerva.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Leonardo Alencar: Estruturar a área de Pricing no Minerva será, sem dúvida, meu maior desafio na carreira até o momento e este será o foco principal de 2014.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Leonardo Alencar: A distância entre a cidade e o campo é o maior problema. Os jovens não tem familiaridade com a produção de alimentos, nem mesmo com a importância do agronegócio. Isso pode ser corrigido aumentando o contato das crianças com o meio rural ainda no começo da vida escolar, com estágios em fazendas e trabalhos voltados para esse setor.

2 Comments

  1. CARLOS EDUARDO SANTOS CORREA disse:

    Parabéns Leonardo. O pouco contato que tivemos na Minerva já foi o suficiente para saber q você alcançaria altos vôos.

  2. Roberto Barcellos disse:

    Parabéns, sou um admirador do seu trabalho