Começa sexta-feira (04) e vai até o dia 13 a 44a Exposição Agropecuária de Araçatuba (SP), reunindo 2.300 animais de 19 raças bovinas, três raças eqüinas e de ovinos. “O Brasil quer firmar-se como um dos maiores produtores mundiais de carne e isso estimula a participação de várias raças na exposição”, afirmou o diretor do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), entidade promotora do evento, Evaldo José Bernardes.
As leiloeiras esperam faturar R$ 8,8 milhões nos 20 leilões deste ano, com oferta de cerca de seis mil animais, ante R$ 7 milhões em 2002. Segundo o diretor da Central Leilões, Lourenço Campos, os criadores estão melhorando cada vez mais os plantéis. A empresa organizará os pregões ao lado da AM Leilões e da WB Brasil Eventos.
O Pólo Nelorista, formado por 13 criadores de nelore, fará leilões em conjunto na exposição. O gerente do Pólo, Gilson Katayama, afirmou que os 325 animais nelores que irão a leilão são de qualidade superior. “Eles se destacam não apenas pela beleza, mas também pelo apurado genótipo”. A Fazenda Crioula, do selecionador de genética nelore e brahman, Carlos Eduardo Novaes, escolheu a exposição para iniciar a sua temporada de vendas de animais de elite. “Vou ofertar animais top, produzidos com modernas técnicas de melhoramento genético”, anunciou.
“Selecionei 12 matrizes top CEN nelores, prontas para entrar em programa de inseminação”. Novaes iniciará as vendas no 9o Leilão Criadores Paulistas, que reunirá selecionadores de nelore. Ele estará participando de mais quatro pregões, oferecendo cerca de 40 animais. Um dos destaques é a matriz CEN Gaia, que apresentou maior percentual de prenhez por embrião da fazenda.
Pela primeira vez, o criatório OB fará na exposição um leilão de nelore-mocho de elite, com oferta de 35 matrizes, na sexta-feira. Há 50 anos no mercado e pioneira na venda de animais via satélite, desde 1994, a marca OB já realizou 42 pregões. Há 30 anos, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) registrou o primeiro nelore-mocho do mundo, reconhecendo a OB como criadora desta raça.
O nelore-mocho deverá ter um grande crescimento no leilão organizado pelo Grupo Noroeste, para a venda de 120 animais, além de 20 fêmeas de elite e 300 fêmeas comerciais. “O bezerro mocho sempre teve uma excelente liquidez, mas o foco dos leilões não é alcançar recorde de preços e sim conquistar a confiança do pecuarista”, disse o presidente do grupo, Luís Antonio Setúbal.
Fonte: O Estado de S.Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint