Carne bovina é destaque de suplemento gastronômico
29 de setembro de 2005
André Alves de Souza, consultor em nutrição e produção de bovinos de corte
3 de outubro de 2005

SP: fazenda do ´Rei do Gado´ vai virar canavial

O empresário Samir Jubran, um dos maiores pecuaristas brasileiros com 150 mil cabeças de gado e venda de 30 mil bois gordos por ano, tomou uma decisão inédita. A fazenda Nova Damasco, localizada no município de Narandiba (SP), às margens do rio Paranapanema, será arrendada para se converter num imenso canavial.

Aberta em 1940, a Nova Damasco é uma das 11 propriedades de Jubran (dez em território brasileiro e uma em paraguaio). Ela tem área total de 9.367,8 hectares dos quais 8,8 mil hectares de pastagem. Neste espaço, chegou a criar ao mesmo tempo 25 mil cabeças de gado, número que caiu para 11 mil nos últimos tempos.

Jubran apresenta duas razões básicas para a decisão de transformar a Nova Damasco num imenso talhão de cana: a baixa remuneração da pecuária associado ao alto valor da terra em São Paulo. ”A margem líquida anual da pecuária é de 1%. Com o arrendamento para a produção de cana, essa margem alcança os 5%. Meu risco é muito menor”, argumenta. Os custos crescentes para engorda de reses têm se tornado pesados e desestimulado a atividade pecuarista.

”A pecuária tenderá a sair de São Paulo para regiões mais ao norte do país, em terras mais baratas. O retorno econômico é muito baixo. Não é uma atividade que consiga se estabelecer em terras muito caras”, prevê Jubran.

Fonte: Agência Estado (por Agnaldo Brito), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.