São Paulo vacinou 99% do rebanho contra aftosa na etapa realizada em maio. De um total de 12 milhões de cabeças. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o índice de cobertura mostra às autoridades sanitárias internacionais que o trabalho de imunização está no calendário de todos os pecuaristas paulistas.
São Paulo vacinou 99% do rebanho contra aftosa na etapa realizada em maio. De um total de 12 milhões de cabeças. Das 40 regiões da defesa no estado, sete delas alcançaram 100% de cobertura: Botucatu, Dracena, Jaboticabal, Lins, Orlândia, Ourinhos e Votuporanga.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o índice de cobertura mostra às autoridades sanitárias internacionais que o trabalho de imunização está no calendário de todos os pecuaristas paulistas. “O criador tem consciência de que a aftosa é uma doença que atinge seu bolso. São Paulo está sendo penalizado pelos embargos dos países compradores, mas queremos que as autoridades nos visitem para comprovação das ações e assim restaurar o status sanitário e, conseqüentemente, a retomada dos mercados internacionais”, solicitou.
Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, São Paulo já perdeu mais de US$ 1 bilhão em exportações de carne bovina in natura desde outubro de 2005.
Raiva
Em maio também foi feita a vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros em três regiões: Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, com cobertura de 98,22% de um total de 739.867 cabeças entre bovinos e bubalinos. Somando ovinos, caprinos e eqüídeos chega-se a quase 800.000 animais imunizados.