Devido ao foco de aftosa registrado no Brasil em 2005, São Paulo deixou de exportar US$ 1,5 milhão à União Européia (UE) nos últimos dois anos, mesmo estando livre da doença há 12 anos. Segundo o secretário da Agricultura, João Sampaio, o estado foi punido pela UE porque era um corredor de exportação da carne produzida em Mato Grosso do Sul, onde ocorreu a doença. Na análise do secretário, a UE se comporta com dois pesos e duas medidas.
Devido ao foco de aftosa registrado no Brasil em 2005, São Paulo deixou de exportar US$ 1,5 milhão à União Européia (UE) nos últimos dois anos, mesmo estando livre da doença há 12 anos.
Segundo o secretário da Agricultura, João Sampaio, o estado foi punido pela UE porque era um corredor de exportação da carne produzida em Mato Grosso do Sul, onde ocorreu a doença.
Na análise do secretário, a UE se comporta com dois pesos e duas medidas. “A Inglaterra já teve focos de aftosa e as exportações para o bloco já foram retomadas. São Paulo, que há muito tempo não tem um foco de aftosa, ficou fora do mercado”, criticou. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
0 Comments
Gostaria de lembrar ao Sr. Secretário, que a realidade em termos de Defesa hoje no estado de SP, já não é a mesma como de antigamente, pois como sabemos o estado enfrenta sérios problemas de infraestrutura com relação Defesa Sanitária, onde não se tem mais mão de obra especializada com veterinários e agronomos, pois estes foram se aposentando, e as vagas dos mesmos ainda não foram preenchidas.
Bem, me sentiria mais seguro com afirmações mais firmes e sólidas, do que utilizar somente politicagem para o tal.
O Brasil precisa entender que deve resolver estes e outros assuntos de modo a não degradar nosso sistema, pois sei como o agronegócio é importante para a Balança Comercial e principalmente para a Balança Social , que o governo tanto prega nestes dias de hoje. Realmente pago para ver, não que estou sendo pessimista, enquanto não vir tal demonstração.