O Governo do Estado liberou a realização de eventos, feiras, exposições e leilões com a presença de animais susceptíveis à febre aftosa em todo o Estado de São Paulo. A medida vale a partir da publicação da autorização no Diário Oficial desta sexta-feira. O anúncio foi feito pelo Governador Geraldo Alckmin, na manhã desta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, na presença de representantes de pecuaristas, indústria e trabalhadores de frigoríficos e de todo o setor do agronegócio. A proibição ocorria desde 26 e outubro último.
No encontro, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, apresentou as principais medidas tomadas pelo Estado para impedir a entrada doença. Ele deu detalhes sobre a permissão de entrada de animais e produtos do Mato Grosso do Sul e Paraná, assim como explicou que a liberação dos eventos acontece quando São Paulo atinge mais de 85% de cobertura na campanha de vacinação, que vai até 30 de novembro.
“Com este nível de proteção vacinal e a criação dos corredores sanitários para o ingresso de animais para abate garantimos a sanidade de nosso rebanho”, afirmou o secretário. Para o Governador Geraldo Alckmin, o próximo passo, depois de tomadas as medidas sanitárias, é retirar o embargo a carne brasileira e paulista. “Não há justificativas técnicas para permanecermos sob embargo”, disse o Governador.
Fonte: Assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura do estado de SP, adaptado por Equipe BeefPoint