Leilão Excelência Rubaiyat-Las Lilas fatura R$ 258,7 mil
4 de agosto de 2003
Câmara Setorial apresenta sugestões para o Sisbov
6 de agosto de 2003

SP: preços agrícolas caíram em julho

O índice de preços recebidos pelos agricultores (IPR) em São Paulo caiu 1,88% em julho, mas ficou 0,47 ponto percentual maior do que o de junho. A conclusão da safra de verão 2002/03, o bom desempenho da safrinha e das culturas de inverno, a queda da cotação nos mercados internacionais, o aumento da valorização do real e a forte perda de renda dos consumidores foram os responsáveis pela continuação da variação negativa dos preços agrícolas no mês.

De acordo com pesquisa do Instituto de Economia Agrícola (IEA), dos 19 produtos pesquisados, dez apresentaram reduções no preço: amendoim, batata, café, cana-de-açúcar, feijão, milho, soja, tomate, trigo e aves. No segmento animal, a alta nas cotações de dois produtos (boi gordo e suínos), mesmo com a queda no preço das aves, levou à variação positiva de 2,62% no preço do grupo. O resultado foi a diminuição de 1,88% no IPR.

No ano de 2003, a variação acumulada do IPR foi negativa em 4,25%, em comparação com a variação positiva de 5,46% do IGP-M e de 5,18% do IPC-Fipe (estimativa). O que indica perda de poder de troca no período para os agricultores de 9,71 pontos percentuais em relação ao IGP-M e de 9,42 pontos percentuais frente ao IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, em 2003, estão decrescendo, enquanto os indicadores de inflação continuam em crescimento.

Neste ano, oito produtos apresentaram crescimento no preço, com destaque para arroz e banana, que tiveram aumento acumulado superior a 20%. Já algodão, amendoim, cana-de-açúcar, cebola, leite e ovos registraram aumentos inferiores a 20%, enquanto onze produtos tiveram reduções no preço.

Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.