A agência de classificação de risco Standard & Poors (S&P) rebaixou hoje a nota de crédito global da JBS de ‘BB’ para ‘B+’, e de ‘brAA-’ para ‘brBBB-‘ na escala nacional, diante da “evidência de padrões de governança fracos e menor flexibilidade financeira” após as investigações de corrupção e o acordo de leniência que da empresa com as autoridades brasileiras.
A S&P Global rebaixou ainda os ratings em escala global e nacional da J&F Investment — controladora da JBS — de ‘B+’ para ‘B-‘ e de ‘brBBB’ para ‘brB-‘, respectivamente.
As notas foram retiradas de observação negativa e colocadas em status de andamento.
O rebaixamento reflete o aumento de alavancagem da J&F quando comparada com sua dívida ajustada, seus altos riscos de refinanciamento e o enfraquecimento da qualidade de crédito dos principais ativos da holding.
A agência ressalta ainda que o escândalo exacerbou os riscos de reputação da J&F, tornando mais difícil para a companhia conseguir refinanciar suas dívidas. A J&F está agora ainda mais dependente da venda de ativos para cumprir com suas obrigações do que antes, segundo a S&P.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.