Carne maturada
29 de novembro de 2004
Sistemas de gestão pela qualidade em agropecuária
1 de dezembro de 2004

SP: Relação de troca piora em outubro

O Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada da Esalq/Usp, divulgou as relações de troca relativos ao mês de outubro, no estado de São Paulo. A moeda corrente é a arroba de boi e os gráficos revelam o poder de compra do pecuarista agora e nos anos passados.

Bezerro: O pecuarista de recria-engorda teve ganhos de 1,93% no seu poder de compra nos últimos 12 meses e de 2,64% de setembro para outubro. Há um ano, eram necessárias 6,51 arrobas de boi para adquirir um bezerro e, em outubro deste ano, 6,39 arrobas. Essa melhora da relação de troca se justifica na queda de 3,15% do preço do bezerro em SP no mês de outubro, frente a setembro, enquanto a arroba do boi recuou 0,95%.


Óleo diesel: Insumo que possui significativa importância na formação de pastagens, produção de silagem e suplementação alimentar dos bovinos, o óleo diesel registrou uma alta de 5,48% de setembro para outubro, contribuindo substancialmente para o acumulado de 6,9% nos últimos 12 meses. Neste período, a arroba do boi recuou cerca de 1,5% em termos nominais, agravando a perda do pecuarista na relação de troca. Em um ano, chega a 8,2% e, de setembro para outubro, foi de 6%. Em outubro de 2003, para adquirir 200 litros de óleo diesel, o produtor precisava do equivalente a 4,87 arrobas, enquanto que, em outubro deste ano, foram necessárias 5,27 arrobas para a mesma compra. Em setembro deste ano, a relação de troca ficou em 4,97 arrobas para 200 litros de óleo.


Calcário: Responsável pela elevação do pH do solo, que proporciona uma maior disponibilidade dos nutrientes, o calcário é um dos principais insumos utilizados para melhorar a qualidade dos solos das pastagens – ao contrário do agricultor, em muitos casos, o pecuarista investe apenas em calagem. O preço do calcário praticamente não variou de setembro para outubro, sendo que nos últimos 12 meses foi reajustado em apenas 3%. Apesar da pequena variação, o pecuarista teve seu poder de compra reduzido devido à queda nos preços da arroba do boi. Enquanto em outubro de 2003, o produtor precisava de 0,56 arroba para uma tonelada de calcário, em outubro deste ano, assim como em setembro, ele precisou de 0,58 arroba.


Sal mineral: O suplemento mineral, que representa 15% dos custos efetivos de produção no Estado de São Paulo, registrou alta de 2% frente à média de setembro, acumulando nos últimos doze meses valorização de 11,15%. Para agravar a situação do pecuarista, o preço da arroba do boi (SP) em outubro esteve 0,95% abaixo da média de setembro. Com isso, o produtor teve uma redução do poder de compra pouco acima de 2% de um mês para outro. Já se comparado a outubro do ano passado, a perda é de 12,6%. Ao invés de 0,49 arroba, necessária para adquirir um saco de 30 kg de sal em outubro do ano passado, agora foi despendida 0,55 arroba.


Fonte:Cepea, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.