O secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira, solicitou a retirada de São Paulo da área de embargo determinada pela União Européia. A solicitação foi feita nesta quinta-feira (13/10) junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Segundo o secretário, o embargo a São Paulo não se justifica tecnicamente. O Estado vai completar, em maio do ano que vem, 10 anos sem registrar um único caso de febre aftosa e há cinco semestres a vacinação alcança mais de 99% de cobertura vacinal.
Além disto, foram reforçadas e criadas barreiras em toda área fronteiriça com o Mato Grosso do Sul com médicos veterinários, agentes de fiscalização sanitária num trabalho conjunto com a polícia militar e rodoviária. “Solicitamos ao MAPA que juntamente aos seus emissários na União Européia defendam a exclusão de São Paulo do embargo imposto”, explica o secretário.
Ele destaca que o Estado, com apenas o 5o rebanho nacional, é responsável por quase 70% dos embarques de carne bovina ao exterior. “O Estado é corredor de exportação para a carne brasileira, através do Porto de Santos e do ponto de vista sanitário não se justifica este embargo extensivo a São Paulo, prejudicando praticamente o país”.
Fonte: Secretaria da Agricultura e Abastecimento de SP, adaptado por Equipe BeefPoint