Lucro líquido da Tyson Foods ficou estável no 2º trimestre
8 de agosto de 2022
Egito mais que dobra compra de carne bovina do Brasil
8 de agosto de 2022

Startup chinesa lança refeições à base de fungos e bactérias

A startup chinesa de proteína alternativa 70/30 Food Tech, com sede em Xangai, anunciou o lançamento de refeições prontas com biomassa fermentada. Os produtos são feitos à base de micélio, parte vegetativa de um fungo ou de uma colônia bacteriana. 

“Ficou claro para nós que precisávamos de um substituto para a carne que fosse texturizado como carne, mas também tão natural e integral quanto os outros componentes de nossas refeição. Essa proteína de biomassa é ‘colhida’ com nosso processo interno e design de utilidade”, diz, em comunicado, Eve Samyuktha, líder de estratégia de inovação da startup. 

A 70/30 faz parte do portfólio da Dao Foods, uma empresa de capital de risco que investe em companhias de proteínas alternativas que atendem o mercado chinês. Desde seu lançamento, em 2021, a startup vendeu mais de 25 mil refeições funcionais à base de plantas. 

O Good Food Institute (GFI) reconhece a fermentação como o terceiro pilar na indústria de proteínas alternativas, ao lado da cultura de células e à base de plantas. Só em 2020, o setor atraiu US$ 435 milhões em capital de investimento. A 70/30 anunciou também que aumentará sua capacidade de produção com a Shanghai Qingmei Green Food Group, um gigante da indústria de alimentos na China que possui uma enorme rede de logística da cadeia de frios. 

A startup pretende lançar ainda uma rodada de investimentos série A para elevar a produção da proteína de micélio, aumentar a equipe de pesquisa e desenvolvimento e lançar novos produtos. 

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.