Mercados Futuros – 28/07/08
28 de julho de 2008
Nelore Brasil: ACNB apresenta qualidades da carne Nelore Natural em exposições da raça e pontos de venda em todo o país (Vídeo)
30 de julho de 2008

Stephanes: estamos fazendo um trabalho muito seguro nas auditorias do Sisbov

"Estamos fazendo um trabalho muito seguro, muito preciso", disse hoje o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes se referindo a continuidade de auditorias em fazendas cadastradas no Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

“Estamos fazendo um trabalho muito seguro, muito preciso”, disse ontem o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes se referindo a continuidade de auditorias em fazendas cadastradas no Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Após abrir as comemorações do aniversário de 148 anos do ministério, Stephanes comentou sobre a inclusão de mais 33 propriedades rurais brasileiras na lista da União Européia, aptas a exportar carne bovina in natura. Ao todo, são 123 fazendas de cinco estados do País habilitadas pelo bloco econômico.

“O importante é que a União Européia está com o seu mercado aberto para o Brasil e isso não contamina outros mercados. O País está exportando carne para mais de 150 países, além da União Européia. Vamos trabalhar para, até o fim do ano, conseguirmos um número maior,”completou Stephanes.

As informações são do Mapa.

0 Comments

  1. Fabricio Pagani disse:

    Realmente as exigências para aprovação dos ERAS são grandes, às vezes despropositais além de existir burocracia desnecessária.

    Outros fatores dificultantes são falhas em alguns dos procedimentos dos Auditores Oficiais do MAPA e Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária, que ainda inexperientes sobre todas as nuances do SISBOV por muitas vezes penalizam o produtor por falhas que não ocorreram “dentro da porteira”. Algumas dessas falhas são até mesmo do próprio MAPA, sendo as mais comuns relacionadas ao seu Sistema Informatizado (webservice) que ainda está sendo aperfeiçoado.

    Porém o trabalho que está sendo realizado é muito importante e acredito estarmos definitivamente tomando o caminho correto.

    Quanto à exigência da União Européia sobre uma lista. Infelizmente sim, o Brasil é o único país que a UE exige que os estabelecimentos fornecedores de bovinos/bubalinos para produção de carne estejam em uma lista onde as propriedades tenham sido aprovadas por Auditoria Oficial e estas publicadas em lista na própria UE.

    Para conhecimento, segue link para Lista dos Estabelecimentos Produtores de Bovinos em Países Terceiros (Third Country Establishments List – Third Country Bovine Holding List):

    http://ec.europa.eu/food/food/biosafety/establishments/bovineholding/index_en.htm

    Certamente as aprovações serão mais freqüentes quando forem eliminadas cobranças desnecessárias, quando forem aperfeiçoados os Sistemas Informatizados do MAPA e dos Órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária, além de melhorada a experiência dos Auditores Oficiais.

    Com esta nova fase do SISBOV cada vez mais os trabalhos eficientes estão sendo destacados nas propriedades sempre orientadas e amparadas por boas Certificadoras.

    Finalmente, com a nova metodologia de aprovação por Auditoria Oficial, há possibilidade de correção de nossas mazelas e de que os maus profissionais sejam alijados do mercado.