Uma subcomissão especial foi criada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para tratar sobre a pecuária de corte. O próximo passo é convidar representantes do setor para discutir o tratamento tributário diferenciado entre frigoríficos exportadores e não-exportadores.
Uma subcomissão especial foi criada na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para tratar sobre a pecuária de corte. O próximo passo é convidar entidades que representam pecuaristas, indústrias frigoríficas exportadoras e não exportadoras, além de representantes do governo federal, para discutir o tratamento tributário diferenciado entre exportadores e não-exportadores.
A meta é encontrar solução para os problemas de liqüidez dos pequenos e médios frigoríficos que abastecem o mercado nacional e não são beneficiados pela política de créditos de PIS/COFINS como as empresas exportadoras.
Essa situação é considerada uma injustiça tributária pelo presidente da subcomissão, deputado Luiz Carlos Settim (DEM/PR).
Também será analisado o mercado de carnes do ponto de vista dos pecuaristas. O deputado Homero Pereira (PR/MT) acredita que o trabalho da subcomissão deverá “harmonizar o diálogo entre pecuaristas, frigoríficos e também governo federal”.
O deputado Waldir Neves (PSDB/MS) foi escolhido relator da subcomissão, que ainda não tem vice-presidente. As informações são da Agência Câmara.