MT: prazo para comunicação de vacina termina hoje
10 de março de 2003
Carnes impulsionaram balança comercial em fevereiro
12 de março de 2003

Sul-africanos querem conhecer o brahman brasileiro

Um grupo de pecuaristas sul-africanos chega em Uberaba (MG) no dia 28 de abril para conhecer de perto o trabalho realizado no Brasil com uma raça zebuína em particular: o Brahman. Jan Serfonten, chefe da Secretaria de Agricultura da província de North West, Antan Loggemberg e Jan Crongi, que representam o governo sul-africano, afirmam a raça Brahman tem despertando grande interesse nos pecuaristas da África do Sul.

A história da raça Brahman, importada pela primeira vez para o Brasil em 1994, tem sua origem nos Estados Unidos. Resultado dos cruzamentos entre quatro raças zebuínas (Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley), esses animais chegaram ao solo brasileiro pelo trabalho de alguns criadores e apoio das duas maiores entidades encarregadas de promover as raças zebuínas: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e American Brahman Breeders Association.

As características da raça Brahman que despertam o interesse dos criadores brasileiros são alta rusticidade, resistência ao calor e às enfermidades inerentes aos países de clima tropical.

Não são apenas os sul-africanos que demonstram interesse pelo Brahman. No Brasil, os investimentos na raça crescem a cada ano. No final de 2002, a Fazenda Flamboyant, Avaré (SP), importou oito novilhas Brahman do melhor e maior criador da raça no mundo, a JD Hudgins, Inc. (Texas, EUA). A aquisição marcou o início do Projeto Brahman Brasil, iniciativa que vai disponibilizar no País, em escala comercial, animais da genética Hudgins, referência do Brahman, já presente com extremo sucesso nas regiões mais importantes em pecuária no planeta.

Fonte: ABCZ

Os comentários estão encerrados.