Está disponível para os pecuaristas de todo o Brasil o Sumário de Touros Nelore CFM 2003, da Agro-Pecuária CFM (São José do Rio Preto, SP). Nele, são apresentadas as DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) das características de peso ao nascer; peso à desmama; materno total; ganho de peso ao sobreano; conformação, precocidade e musculosidade; altura; perímetro escrotal, probabilidade de prenhez de novilhas aos 14 meses (PP14) e stayability (longevidade) de 510 touros selecionados.
A base genética utilizada para realizar as avaliações deste ano foi a média das DEPs de todos os animais da população constante no banco de dados da CFM, que nasceram, pelo menos, dez anos antes da safra de tourinhos de 2001. A base de dados conta com mais de 327,7 mil avaliações de bovinos desmamados.
O Sumário de Touros Nelore CFM 2003 apresenta também a relação dos reprodutores líderes em cada uma das DEPs avaliadas. “Ele reflete os avanços obtidos pelo programa de melhoramento da raça Nelore, que tem obtido cada vez mais animais precoces e produtivos”, afirmou Fábio Dias, coordenador de pecuária da CFM.
“O Sumário deve ser utilizado pelos criadores com o objetivo de atender à demanda do seu mercado consumidor, criando condições para o aumento da lucratividade e sustentação do rebanho, escolhendo, assim, as características economicamente mais interessantes ao projeto”, indicou David Victor Makin, presidente da CFM.
Top
O destaque do Sumário CFM 2003 é o touro Top 1% CFM Hebraico. Com Índice CFM de 17,12, o reprodutor possui desempenho balanceado entre as nove características avaliadas pelo sumário. “É um animal realmente impressionante. Hebraico destaca-se especialmente pelo ganho de peso ao sobreano (DEP 21,55), peso ao sobreano (DEP 33,91), precocidade (DEP 0,65), conformação (DEP 0,71), musculosidade (DEP 0,63), altura (DEP 3,56) e perímetro escrotal (DEP 1,96)”, concluiu Fábio Dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint