Preços médios pagos pelos importadores tiveram influência significativa da UE
14 de novembro de 2003
O sistema bioquímico na influência da maciez da carne
18 de novembro de 2003

Sumário de Touros Nelore CFM 2003 apresenta as DEPs de 510 reprodutores TOP

Está disponível para os pecuaristas de todo o Brasil o Sumário de Touros Nelore CFM 2003, da Agro-Pecuária CFM (São José do Rio Preto, SP). Nele, são apresentadas as DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie) das características de peso ao nascer; peso à desmama; materno total; ganho de peso ao sobreano; conformação, precocidade e musculosidade; altura; perímetro escrotal, probabilidade de prenhez de novilhas aos 14 meses (PP14) e stayability (longevidade) de 510 touros selecionados.

A base genética utilizada para realizar as avaliações deste ano foi a média das DEPs de todos os animais da população constante no banco de dados da CFM, que nasceram, pelo menos, dez anos antes da safra de tourinhos de 2001. A base de dados conta com mais de 327,7 mil avaliações de bovinos desmamados.

O Sumário de Touros Nelore CFM 2003 apresenta também a relação dos reprodutores líderes em cada uma das DEPs avaliadas. “Ele reflete os avanços obtidos pelo programa de melhoramento da raça Nelore, que tem obtido cada vez mais animais precoces e produtivos”, afirmou Fábio Dias, coordenador de pecuária da CFM.

“O Sumário deve ser utilizado pelos criadores com o objetivo de atender à demanda do seu mercado consumidor, criando condições para o aumento da lucratividade e sustentação do rebanho, escolhendo, assim, as características economicamente mais interessantes ao projeto”, indicou David Victor Makin, presidente da CFM.

Top

O destaque do Sumário CFM 2003 é o touro Top 1% CFM Hebraico. Com Índice CFM de 17,12, o reprodutor possui desempenho balanceado entre as nove características avaliadas pelo sumário. “É um animal realmente impressionante. Hebraico destaca-se especialmente pelo ganho de peso ao sobreano (DEP 21,55), peso ao sobreano (DEP 33,91), precocidade (DEP 0,65), conformação (DEP 0,71), musculosidade (DEP 0,63), altura (DEP 3,56) e perímetro escrotal (DEP 1,96)”, concluiu Fábio Dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.