EUA: produtores de carne bovina se unem ao Dukin’ Donuts para lançar sanduíche de carne para o café da manhã
9 de agosto de 2002
Superávit comercial do ano sobe para US$ 4,440 bilhões
13 de agosto de 2002

Sumário Nelore Brasil foi lançado dia 7 em Ribeirão Preto

Foi lançado na última terça-feira (06), pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) o Sumário Nelore Brasil – Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN). O lançamento aconteceu durante o Simpósio 2002 Nelore Natural, realizado em Ribeirão Preto.

O sumário é elaborado pelo Grupo de Genética, Melhoramento Animal e Computação do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), coordenado pelo professor Raysildo Lobo, que participa do PMGRN.

O Sumário Nelore PMGRN USP 2002 já se encontra na homepage da ANCP www.ancp.org.br, podendo ser baixado ou impresso

A edição 2002 comemora 10 anos de lançamento do Sumário Nelore Brasil. Ela traz várias novidades. Vale destacar que houve um substancial aumento da base de animais avaliados, chegando a 429.806 animais cadastrados, distribuídos em 12 estados e 2 países (Brasil e Venezuela). Atualmente, a base de dados conta com 1,2 milhão de pesagens e 180 mil medidas de perímetro escrotal. Foram avaliados 10 mil touros.

Os touros jovens identificados pela Reprodução Programada foram ordenados por ano de nascimento e por mérito genético total (MGT) sendo apresentados 38 animais TOP (25%), que estão nas principais centrais de inseminação do Brasil. Finalmente, um resumo geral de touros TOP (25%) para MGT é apresentado ordenado por ano de nascimento e por MGT em um total de 500 touros nascidos no período de 1990 a 1997 com pelo menos 10 progênies e com DEPs (diferença esperada de progênie) para 11 características economicamente importantes, entre elas habilidade materna, precocidade sexual, velocidade de crescimento, fertilidade e reprodução.

O PMGRN fornece informações genéticas de rebanhos do Brasil inteiro aos criadores, verdadeiro suporte para o melhoramento da raça Nelore, nas avaliações para comercialização e na preparação de catálogos de leilões. Trata-se de um material produzido por profissionais gabaritados, desenvolvido com seriedade e tecnologia de ponta. São mais de 200 fazendas associadas ao programa, formando uma base de dados de mais de 1 milhão de informações.

O programa comprova a força dos criadores de Nelore no País, preocupados em identificar os animais mais férteis e precoces e orientar o criador na busca do progresso genético e, consequentemente, do progresso econômico e financeiro.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Maurício Hugo), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.