Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou que 55% dos empresários do setor pretendem sustentar as encomendas especiais para o Natal, em relação a 2005. Outros 45%, entretanto, apostam em vendas melhores e têm intenção de elevar os pedidos.
Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou que 55% dos empresários do setor pretendem sustentar as encomendas especiais para o Natal, em relação a 2005. Outros 45%, entretanto, apostam em vendas melhores e têm intenção de elevar os pedidos. A pesquisa consultou 70 empresas que respondem por mais de 70% do faturamento do setor de supermercados, informou Bianca Ribeiro, do Valor Econômico.
Para o presidente da associação, João Carlos Oliveira, o fato de não haver empresários planejando redução dos pedidos já é uma demonstração de otimismo.
Os dados mostram que 64% dos consultados acreditam que os consumidores serão moderados em suas compras de final de ano. Outros 26% acham que os clientes serão conservadores. Apenas 10% apostam em compras arrojadas pelos clientes.
Ainda assim, 63% do total de empresas entrevistadas apostam que as vendas que antecedem o Natal devem crescer 9% em relação ao mesmo período de 2005. Outros 35% apostam em manutenção e apenas 2% esperam baixa das vendas.
O levantamento revela também que os pedidos de panetones, frutas, frango, peru e pernil são o que mais crescerão em relação a 2005. No caso das carnes, as compras de pernil devem ser 9% maiores para 59% dos entrevistados, outros 39% manterão o patamar de encomendas.