Na Beef Fair, em Rockhampton, no estado de Queensland, Austrália, o BeefPoint conversou com Chris Nicklin, gerente de marketing da rede de supermercados Coles, uma das maiores do país. A Beef Fair é uma feira tri-anual e reúne toda a cadeia produtiva de carne bovina.
Chris explicou que a Coles tem por volta de 760 lojas em toda a Austrália e processam até 12 mil toneladas de carne bovina. Como diferencial da empresa, Chris chama a atenção para a “política de carne sem hormônios”. Toda carne bovina vendida pelo Coles tem a garantia de ser produzida sem o uso de implantes. Vale lembrar que na Austrália, o uso de implantes é permitido por lei, diferente do Brasil.
Com um stand na feira, o principal objetivo da rede Coles é “mostrar ao produtor aonde sua carne pode chegar”, diz Chris. Com o trabalho de divulgação de sua marca, suas lojas, produtos e contato com o público, Chris explica que desta maneira os produtores criam interesse em se tornar fornecedores, diante do poder de venda do supermercado.
Um exemplo deste trabalho de promoção da carne bovina é o “Cooking Show”, apresentado na Beef Fair. O evento é como uma aula ao vivo de culinária, mostrando e explicando como preparar diferentes cortes de carne bovina de diversas maneiras. No local estavam crianças, famílias e qualquer pessoa que estivesse passando pelo local do stand podia assistir. Chris disse que “é uma das maneiras de educar o consumidor para melhorar sua decisão na hora de comprar a carne”.
Perguntamos como foi a decisão de vender somente carne bovina sem hormônios: se foi uma demanda identificada no mercado consumidor ou se foi um posicionamento da empresa para diferenciação. Chris comenta que como a empresa trabalha perto de seus clientes, esta pôde perceber que a curiosidade, o interesse e a preocupação dos clientes sobre o bem-estar animal e origem dos produtos tem aumentado. Portanto, o Coles buscou atender este consumidor que busca por “produtos diferenciados” e ao mesmo tempo reforçar sua marca no mercado como fornecedora destes produtos, aproveitando que seus concorrentes ainda não o fazem.
O grupo brasileiro, que participou da viagem técnica do BeefPoint à Austrália em maio de 2012, pode conhecer de perto as lojas da rede Coles e ver como a carne é vendida na Austrália. Há muitas opções e um excelente trabalho de diferenciação.
Fonte: BeefPoint, em entrevista realizada por Marcelo Whately, analista de mercado do BeefPoint.
1 Comment
Bom ver vocês tão longe e ter vocês tão perto.