Abertas as inscrições para a ExpoZebu 2002 em MG
26 de fevereiro de 2002
RS conclui etapa da vacinação hoje
28 de fevereiro de 2002

Supermercado japonês tem informações sobre rastreabilidade bovina em suas gôndolas

A rede varejista Aeon Co. instalou um sistema computadorizado, em um supermercado em Kanagawa, Japão, que informa aos clientes sobre a carne vendida no estabelecimento, incluindo dados de testes de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como doença da “vaca louca”.

A rede japonesa de supermercados Aeon Co. é a única que fornece hoje aos seus clientes informação escrita sobre a origem da carne a ser adquirida, raça do animal e resultados dos testes realizados pelo governo. No entanto, com o novo sistema implantado, também são fornecidas outras informações, como o tipo de alimentação com que o gado foi criado. As informações estão disponíveis em um computador ao lado da gôndola de carne. Os dados são obtidos através de um acordo com a Federação Nacional de Cooperativas Agrícolas do Japão.

Os clientes obtêm as informações sobre a carne que irão comprar, utilizando um terminal multimídia com código de barras. Esse terminal fornece também receitas para serem preparadas com os cortes. A rede pretende instalar o mesmo sistema em mais 30 lojas até julho desse ano.

A venda de carne bovina na rede varejista Aeon caiu 70% com o aparecimento de casos de EEB no Japão em setembro do ano passado. Com o início de campanhas promocionais feitas em todo o Japão por empresas relacionadas com a cadeia da carne bovina, as vendas se recuperaram parcialmente.

Depois da terceira campanha publicitária feita pela Aeon para recuperar a confiança do consumidor entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro desse ano, as vendas de carne estão somente 20% mais baixas em relação ao ano passado.


Funcionário mostra o computador, com informações sobre a carne vendida no supermercado.

Fonte: Japan Times, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.