O faturamento dos supermercados alcançou a cifra de R$ 111 bilhões em 2005, valor 9% maior que as vendas totais do ano anterior. Em termos reais, descontada a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o incremento foi de 2%.
De acordo com o estudo, a queda nos preços dos alimentos e o aumento de custos operacionais ao longo de 2005 foram os principais responsáveis pelo baixo índice de crescimento das vendas reais do setor. Essa combinação de fatores também comprometeu a lucratividade das redes. O lucro líquido do setor no ano passado apresentou queda de 10% ante 2004, situando-se em R$ 220 milhões.
O estudo revela ainda que os supermercados foram o formato de loja cujo faturamento mais cresceu: 4% reais frente ao ano anterior, o dobro da média do setor. Nos hipermercados, as vendas cresceram 6% em termos nominais, com queda de 1% se descontada a inflação. A matéria é do jornal Zero Hora, do RS.