O faturamento do setor supermercadista alcançou R$ 201,6 bilhões em 2010, de acordo com o 34º Ranking Abras 2011 divulgado nesta quinta-feira (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com a pesquisa, do faturamento total das empresas do setor 73% provêm de supermercados, 14% da venda no atacado, 7% de bens duráveis, 2% de vendas pela internet, 2% da comercialização de combustíveis e 1% do canal farmácias.
O faturamento do setor supermercadista alcançou R$ 201,6 bilhões em 2010, de acordo com o 34º Ranking Abras 2011 divulgado nesta quinta-feira (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
De acordo com a pesquisa, do faturamento total das empresas do setor 73% provêm de supermercados, 14% da venda no atacado, 7% de bens duráveis, 2% de vendas pela internet, 2% da comercialização de combustíveis e 1% do canal farmácias. “Gradativamente as empresas supermercadistas incorporam partes substantivas de outras modalidades do varejo”, afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.
Em 2010, o número de lojas chegou a 81,1 mil (aumento de 3,6% em relação a 2009), com 919,8 mil funcionários (crescimento de 2,2%) e área de vendas de 19,74 milhões de m² (aumento de 2,8%). O lucro líquido médio, em 2010, ficou em 1,9% sobre o faturamento.
As três maiores redes supermercadistas do país representam 43% do faturamento do setor -aumento de três pontos percentuais em relação a 2009. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 46%.
Investimentos
Em 2010, o total de investimentos aferido pela pesquisa foi de R$ 3,9 bilhões. Já a previsão de investimentos para 2011, levando em consideração o declarado por 282 empresas, será de R$ 3,76 bilhões, mantendo o patamar de 2010.
As informações são do Brasil Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.