As vendas nos supermercados, descontada a inflação, caíram 4,22% em março em relação ao mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados ontem (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas no acumulado do primeiro trimestre de 2009, as vendas tiveram aumento de 2,12% em comparação a igual período do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, as vendas em março apresentaram alta de 6,45%.
As vendas nos supermercados, descontada a inflação, caíram 4,22% em março em relação ao mesmo mês de 2008, segundo dados divulgados ontem (29) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas no acumulado do primeiro trimestre de 2009, as vendas tiveram aumento de 2,12% em comparação a igual período do ano passado. Em relação a fevereiro deste ano, as vendas em março apresentaram alta de 6,45%. Os números estão deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.
Segundo a Abras, a queda do faturamento em março sobre o mesmo mês de 2008 deve-se principalmente à diferença de calendário, já que a Páscoa em 2008 foi em março. A entidade lembrou ainda que este efeito sazonal teve impacto no resultado trimestral, diminuindo a alta do período. Segundo a Abras, a tendência é que o faturamento apresente crescimento mais acentuado em abril.
O valor da cesta de 35 produtos considerados de largo consumo pelo indicador Abras Mercado, como alimentos, artigos de limpeza e de beleza, recuou 0,84% em março, ante fevereiro, para R$ 257,75. Já em relação a março de 2008, houve alta de 10,80%. Os produtos da cesta que registraram as maiores quedas na comparação março/fevereiro foram feijão (-9,4%), massa espaguete (-3,6%) e carne bovina (-3,4%). Já as maiores altas foram do açúcar (3,7%), tomate (2,1%) e extrato de tomate (2%).
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), os supermercados do Brasil vão investir R$ 3,877 bilhões neste ano, um crescimento de 4,4% sobre o ano passado. Em 2008, a maior parte do investimento foi usada em novas lojas e reformas. O faturamento do setor supermercadista ficou em R$ 158,5 bilhões no ano passado, também segundo a pesquisa. Houve aumento real de 10,5% e nominal de 16,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido médio do setor alcançou 2,12% do faturamento em 2008, segundo a pesquisa. Foi o maior percentual desde que o levantamento começou a ser feito, em 1999.
As informações são do Estado Online e da Agência de Notícias Brasil Árabe, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.