A chuva chegou à maior parte do Brasil no mês de outubro e deve seguir até abril de 2012. Segundo o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Reginaldo Nassar, este é o momento certo para que o criador forneça um suporte nutricional ao rebanho e aproveite também os benefícios da pastagem melhorada pelas chuvas.
O pasto junto com a suplementação adequada proporciona um maior aproveitamento dos nutrientes ingeridos pelo animal. Reginaldo Nassar destaca que o produtor deve aproveitar esta boa fase. “O capim tem uma digestibilidade maior no período das águas. Se o criador corrigir uma falha nutricional do animal com o suporte protéico ideal, consequentemente consegue maior retorno, maior rentabilidade, engorda e maior relação custo benefício”, comenta.
E para dar esse suporte, muitos produtos já são desenvolvidos. Gustavo Ferro, membro da Campo Rações e Minerais, explica como o plano de suplementação criado pela empresa traz maior retorno para o pecuarista. “Nossos produtos, além do complemento protéico – energético, possuem o diferencial dos promotores de eficiência alimentar (monensina, salinomicina, virginiamicina). O resultado é o melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos na boa pastagem, em resumo, mais carne, mais leite, mais reprodução”, destaca.
A Campo Rações e Minerais oferece uma linha completa destinada exclusivamente para o período das águas. Os produtos são divididos entre suplementos minerais, proteinados e ração. Confira a Linha Águas.
Pecuarista comprova maior lucratividade com produtos da linha águas
Zaércio Fagundes Gouveia, da Fazenda Arapongas (GO) e São Judas Tadeu (MT), é testemunha dos benefícios da nutrição no período das águas. Há cinco anos parceiro da Campo Rações, elevou o desempenho de seu rebanho com resultados comprovados.
Segundo Zaércio, o ganho médio de peso diário (GMD) durante as águas, sem suplementação, gira em torno de 700 g. Entre 2010 e 2011, o criador identificou um GMD de 1, 100 kg com a utilização do proteinado Petisco em um grupo de 1.300 animais. Com o suplemento Precisão 51-S, houve uma engorda de aproximadamente 850 g por dia.
Os resultados confirmam o avanço que os pecuaristas podem obter com o uso dos produtos específicos para o período das águas. Zaércio Fagundes destaca o avanço que tem conquistado em seu rebanho. “Tempo é dinheiro e se acelerarmos o ganho de peso dos animais, teremos maior retorno em menos tempo”, reforça.
Para saber mais entre em contato pelo box abaixo: